EuroChem vai produzir fertilizantes em MG no 1º tri de 2024

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Fertilizante – Foto: Adriano Machado/Reuters

Com essa fábrica, a EuroChem será responsável por 15% da produção nacional de fertilizantes

O grupo EuroChem, importante produtor global de fertilizantes, anunciou nesta quinta-feira (21) que começará a produzir fosfatados no primeiro trimestre de 2024 no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, em Minas Gerais.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O anúncio foi feito após a empresa ter obtido na véspera licença de operação da fábrica química da unidade, concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais.

O complexo envolve a primeira unidade de mineração do grupo EuroChem fora do continente europeu. A produção será cerca de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o que representa 15% da produção nacional deste insumo agrícola.

“A licença de operação é uma etapa fundamental para o Complexo que vai transformar a EuroChem em um grupo importante na produção de fertilizantes, no Brasil e na América do Sul”, disse o diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, em nota.

As fábricas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, que receberam a licença, são fundamentais para a produção dos fertilizantes.

O Complexo de Salitre recebeu aportes na ordem de 1 bilhão de dólares. Contribuirá com a redução da dependência da agricultura brasileira da importação de fertilizantes, hoje em cerca de 85%, disse a empresa.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Na América do Sul, além de Salitre, a empresa tem presença comercial em todos os Estados brasileiros. Possui 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, da qual detém o controle acionário.

O post EuroChem vai produzir fertilizantes em MG no 1º tri de 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário