A ação da Alphabet subiu cerca de 5% nesta quinta-feira (7), quando Wall Street comemorou o lançamento do Gemini, avaliando que o novo modelo de inteligência artificial da companhia pode ajudar a diminuir a diferença que a separa da OpenAI, apoiada pela Microsoft.
Considerada há muito tempo líder em pesquisa de IA, a Alphabet perdeu os holofotes quando o ChatGPT da OpenAI varreu o mundo desde seu lançamento em novembro do ano passado, permitindo que a Microsoft implementasse agressivamente a tecnologia em empresas. Agora, o Gemini parece estar pronto para impulsionar novamente o peso da IA da Alphabet.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A controladora do Google disse que o tão esperado sistema de IA é mais rápido do que o modelo mais recente da OpenAI e pode processar diferentes formas de mídia, como vídeo, áudio e texto. O modelo vem em três versões, cada uma projetada para usar uma quantidade diferente de poder de processamento.
“O Google está começando a abordar as preocupações dos investidores em relação à inovação da IA generativa e ao alto custo de execução dos modelos GenAI por meio da combinação dos diferentes tamanhos de modelos do Gemini”, disseram os analistas do JP Morgan.
A Alphabet está no caminho para adicionar quase US$ 80 bilhões ao seu valor de mercado, se os ganhos da sessão se mantiverem. A recepção calorosa dos investidores contrastou com a queda de quase US$ 100 bilhões no valor da Alphabet em fevereiro, depois que o chatbot Bard compartilhou informações imprecisas em um vídeo promocional e um evento da empresa não conseguiu impressionar.
“O lançamento do Gemini ocorre em um momento interessante, quando os usuários de OpenAI/ChatGPT têm reclamado sobre como as atualizações da família de modelos GPT podem ter afetado a qualidade de sua produção”, escreveram analistas da Macquarie em nota.
“Se o Google estiver enviando um modelo que supere o GPT-4, isso poderá ajudar a reunir interesse de usuários e desenvolvedores por trás do Google.”
A empresa adicionou parte da tecnologia Gemini ao Bard e planeja lançar uma versão mais avançada do Gemini, por meio do Bard, no início do próximo ano.
Um vídeo de seis minutos sobre as habilidades do modelo mostrou que ele pode reconhecer truques de mágica e ajudar as pessoas a criarem arte, oferecendo ideias com base em materiais e suas cores.
As ações de Alphabet e Microsoft acumulam valorização de cerca de 50% este ano, parte de uma recuperação mais ampla alimentada por produtos de inteligência artificial que tem impulsionado a Nasdaq.
Atualmente, a Microsoft é negociada a um múltiplo de 30,68 vezes as estimativas de lucros futuros, em comparação com um múltiplo de 19,59 da Alphabet.
“Algumas críticas podem ser feitas ao fato de o Google estar atrasado para a festa da IA. (Mas) eles querem acertar e, obviamente, também enxergam a enorme oportunidade”, disse Ken Mahoney, presidente-executivo da Mahoney Asset Management.
“Há diferentes maneiras de fazer sua empresa crescer, mas uma das melhores maneiras é com a mesma base de clientes, dando a eles mais soluções ou mais ofertas, e é isso que eu acredito que isso (Gemini) faz para o Google.”
O post Ação da Alphabet dispara com chegada de modelo de IA Gemini apareceu primeiro em Forbes Brasil.