Bom dia. Estamos na quarta-feira, 6 de dezembro.
Cenários
foco dos investidores hoje está voltado para o nível de emprego nos Estados Unidos. Na terça-feira (5) foi divulgada a edição de outubro da pesquisa estatal Job Openings and Labor Turnover Survey, conhecida como JOLTs. Equivalente ao Caged brasileiro, a JOLTs mostra a abertura de vagas na economia americana.
A JOLTs veio muito abaixo do esperado. Em outubro, foram criadas 8,733 milhões de vagas nos Estados Unidos, abaixo da expectativa de 9,3 milhões. Além disso, a observação de setembro foi revisada para baixo.
A estimativa preliminar era de 9,533 milhões de vagas, resultado que foi reduzido para 9,35 milhões, 183 mil vagas a menos. Considerando-se os dados revisados, a JOLTs representou uma queda de 6,6% em relação a setembro, e foi o menor nível desde março de 2021.
Não será o único indicador de emprego nos próximos dias. Nesta quarta-feira (6) será divulgada a pesquisa ADP de abertura de vagas no setor privado. E na sexta-feira (8) será divulgado o “non-farm payroll”, com o nível de emprego não-agrícola de novembro.
Perspectivas
Um declínio nas vagas de emprego será um indicador de que o Federal Reserve (FED), o banco central americano, terá mais espaço para reduzir os juros nos Estados Unidos. Uma procura menor por trabalho indica desaquecimento da atividade, o que pode ajudar a consolidar o cenário de que o alívio na política monetária poderá começar tão cedo quanto no primeiro trimestre de 2024. O Federal Open Market Committee (Fomc), o Copom americano, realizará a sua reunião na próxima semana. A expectativa é que as taxas de juro referenciais sigam inalteradas na faixa entre 5,25% e 5,50%, mas o mercado ficará atento ao pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Fed, após a reunião.
Indicadores
Brasil
IGP-DI (Nov)
Observado: 0,50%
Anterior: 0,51%
Dívida bruta / PIB (Out)
Observado: 74,7%
Esperado: 74,5%
Anterior: 74,4%
Estados Unidos
Pesquisa ADP empregos privados (Nov)
Esperado: 130 mil
Anterior: 113 mil
O post Pré-mercado: foco no emprego americano apareceu primeiro em Forbes Brasil.