O Ibovespa opera em alta de 0,37% na abertura do pregão de hoje (6), a 127.373 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Por aqui, a divulgação do PIB do 3º trimestre na última terça-feira (5) trouxe maior otimismo para os investidores, que agora esperam por novas direções do Banco Central na última reunião do ano. No exterior, os dados de emprego norte-americanos continuam ditando o ritmo das bolsas.
O dólar recuava 0,12% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 4,9196.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) moderou ligeiramente a alta para 0,50% em novembro, ante 0,51% no mês anterior, com arrefecimento da inflação ao consumidor mas manutenção das pressões no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.
O resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,58%, e levou o índice a reduzir a mostrar queda acumulada em 12 meses de 3,62%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, subiu 0,63% em novembro, contra alta de 0,57% no mês anterior.
“A inflação ao produtor avançou em resposta ao comportamento dos preços de commodities importantes, com destaque para o minério de ferro (de 2,81% para 3,07%), óleo diesel (de 2,33% para 4,14%) e farelo de soja (de 1,72% para 5,60%)”, disse André Braz, coordenador dos índices de preços.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-DI, desacelerou a alta para 0,27% em novembro, de 0,45% em outubro.
No cenário econômico, a dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central.
A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 74,7%, contra 74,4% no mês anterior. Já a dívida líquida foi a 60,0%, mantendo o mesmo nível do mês anterior.
Mercados internacionais
Nos Estados Unidos, o foco dos investidores está voltado para o nível de emprego. Na terça-feira (5) foi divulgada a edição de outubro da pesquisa estatal Job Openings and Labor Turnover Survey, conhecida como JOLTs. Equivalente ao Caged brasileiro, a JOLTs mostra a abertura de vagas na economia americana.
A JOLTs veio muito abaixo do esperado. Em outubro, foram criadas 8,733 milhões de vagas nos Estados Unidos, abaixo da expectativa de 9,3 milhões. Além disso, a observação de setembro foi revisada para baixo.
A estimativa preliminar era de 9,533 milhões de vagas, resultado que foi reduzido para 9,35 milhões, 183 mil vagas a menos. Considerando-se os dados revisados, a JOLTs representou uma queda de 6,6% em relação a setembro, e foi o menor nível desde março de 2021.
Na Ásia, as ações blue chips chinesas caíram para o nível mais baixo em quase cinco anos nesta quarta-feira, uma vez que os mercados reagiram ao corte da Moody’s na perspectiva de crédito da China em um momento de preocupações crescentes sobre a recuperação da economia.
Na terça-feira, a agência de classificação de risco emitiu um alerta de rebaixamento da recomendação de crédito soberano A1 da China, o quinto nível mais alto em sua escala de recomendação, dizendo que os custos para socorrer os governos locais e as empresas estatais e controlar sua crise imobiliária pesariam sobre a segunda maior economia do mundo.
Na quarta-feira, a Moody’s ampliou sua mudança em relação à China com alterações em suas perspectivas de 18 empresas
chinesas para negativas.
O Hang Seng, de Hong Kong, valorizou 0,83%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em alta de 0,52%. Já na China continental, o índice Shanghai perdeu 0,11%; e no Japão, o índice Nikkei avançou 2,04%.
(Com Reuters)
O post Ibovespa abre em alta de olho nos dados econômicos dos Estados Unidos apareceu primeiro em Forbes Brasil.