Fictofilia e fictossexualidade referem-se ao intenso e duradouro apego emocional, amor, paixão ou desejo que as pessoas sentem por personagens fictícios.
Os “fictossexuais”, como são chamados, se perguntam se isso é algo normal ou saudável, muitas vezes enfrentando estigmas sociais, vergonha e confusão sobre seus fortes sentimentos por personagens de filmes, livros, séries ou histórias em quadrinhos.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Para entender melhor esse fenômeno, aqui estão três sinais de que você é fictossexual, segundo um estudo.
Leia também:
Quem é mais feliz, donos de cachorros ou de gatos? A psicologia pode explicar
Quando a lua de mel acaba: psicologia explica as 6 fases do casamento
3 assuntos delicados que podem acabar com um novo relacionamento
Conclusão
Os fictossexuais vivem na complexa interseção entre ficção e realidade com seu amor por personagens fictícios. A fictofilia oferece uma oportunidade de conexão emocional, mesmo que não seja correspondida, à medida que as pessoas encontram nos personagens um consolo que pode estar faltando em outros lugares. Embora essas experiências sejam válidas, manter um equilíbrio entre ligações fictícias profundas e relações do mundo real continua sendo essencial.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
O post Já amou um personagem fictício? 3 sinais de que você é fictossexual apareceu primeiro em Forbes Brasil.