Perguntamos ao ChatGPT, o chatbot viral da OpenAI , como ele se sentiu em seu primeiro aniversário. Esta foi a sua resposta: “Obrigado pelos votos de aniversário! No entanto, é importante notar que, como programa de computador, não tenho sentimentos nem consciência, por isso não sinto emoções como os humanos.”
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Ainda assim, suas respostas estranhamente humanas tomaram o mundo. Embora tenha respondido as milhões de perguntas de utilizadores, a crescente influência da plataforma levantou questões sobre o papel da IA na sociedade.
Leia também:
Como a TCL pretende consolidar de vez seus smartphones no Brasil
Under 30 EUA 2024: veja quem são os responsáveis por desenvolver as tecnologias do futuro
10 mulheres especialistas que a OpenAI deveria considerar para seu conselho
Nas últimas semanas, a OpenAI, controladora do ChatGPT, também foi abalada por uma tumultuada batalha na diretoria — que desencadeou na demissão e retorno de Sam Altman, CEO da empresa.
O crescimento do ChatGPT se tornou o mais rápido do mundo nos primeiros seis meses de seu lançamento. E trouxe com ele o lançamento de rivais poderosos como o Bard, do Google, e o investimento de Big Techs como a Microsoft. Além de um grupo de startups que aproveitaram o hype para garantir bilhões em financiamento.
A mania da IA generativa perturbou vários setores, desde computação em nuvem e atendimento ao cliente até edição de filmes e redação de roteiros.
Os principais impactos do ChatGPT e da IA generativa neste último ano:
ChatGPT domina apesar do aumento de concorrentes
Os concorrentes do ChatGPT incluem Bard, Claude, da Anthropic, Character.AI e CoPilot, da Microsoft, que tiveram um aumento no número de usuários. O ChatGPT, no entanto, comanda a maior parte do mercado.
Downloads do aplicativo ChatGPT
Seis meses após o lançamento do site ChatGPT, a OpenAI introduziu o aplicativo do chatbot no iOS e no Android.
Os downloads do app em ambas as plataformas têm aumentado constantemente, com a OpenAI obtendo receita com compras de usuários, de acordo com a empresa de análise de dados Apptopia.
Vencedores do AI Boom
A Nvidia foi a primeira e única empresa de chips a ingressar no clube de avaliação de US$ 1 trilhão e é considerada a maior vencedora do boom da IA, devido à sua posição como principal fornecedora de chips usados para alimentar o ChatGPT e outras IAs generativas.
Outras empresas, incluindo Microsoft, Amazon e Alphabet, também viram o valor de suas ações aumentarem.
Big Techs derramam bilhões em IA
O lançamento do ChatGPT causou investimentos maciços dos principais players de tecnologia. A Microsoft (MSFT.O) e a Alphabet (GOOGL.O), por exemplo, gastaram bilhões para melhorar suas capacidades de computação em nuvem e assumir mais cargas de trabalho de IA à medida que as empresas adotam essas ferramentas.
Controvérsias
A OpenAI e seu patrocinador, a Microsoft, foram alvo de vários processos movidos por grupos de proprietários de direitos autorais, incluindo os autores John Grisham, George R.R. Martin e Jonathan Franzen, sobre o suposto uso indevido de seu trabalho para treinar sistemas de IA. As empresas negaram as acusações.
Reportagem de Akash Sriram, Harshita Mary Varghese, Zaheer Kachwala e Jaspreet Singh em Bengaluru; Edição de Sweta Singh e Saumyadeb Chakrabarty
O post Um ano de ChatGPT: do bot viral de IA à batalha de diretoria da OpenAI apareceu primeiro em Forbes Brasil.