Bom dia. Estamos na quinta-feira, 30 de novembro.
Cenários
O dia será pautado pela inflação. Na Zona do Euro, a inflação em 12 meses até novembro desacelerou para 2,4%, informou a Eurostat, agência estatal responsável pelo levantamento. O resultado, um levantamento preliminar, ficou abaixo dos 2,9% observados nos 12 meses até outubro, e também foi inferior à mediana das estimativas, que era de 2,7%.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O “núcleo” da inflação, que exclui os preços de itens como energia, alimentos, bebidas e fumo, também ficou abaixo do esperado. A inflação caiu para 3,6% em 12 meses, ante 4,2% registrados nos 12 meses até outubro. A expectativa era de 3,9%.
Ainda nesta manhã está prevista a divulgação do índice de inflação americano Personal Consumption Expenditure (PCE) de outubro, que é considerado pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, como parâmetro para as metas de inflação.
A projeção para o PCE no 12 meses até outubro é de 3,0%, abaixo dos 3,4% nos 12 meses até setembro. No caso do “núcleo”, que exclui os preços de alimentos, energia e combustíveis, a projeção é de 3,5% em 12 meses, ante 3,7% nos 12 meses até setembro.
Perspectivas
A inflação na Zona do Euro caiu bastante desde o máximo de 10,6% em 12 meses registrado em outubro de 2022. A inflação nas maiores economias da zona euro, Alemanha e França, caiu para 2,3% e 3,8%, respetivamente.
Os diretores do Banco Central Europeu (BCE) vêm reiterando que ainda é muito cedo para considerar que a inflação está controlada, pois ainda há pressão de alta nos mercados de energia e nos salários.
Dados separados divulgados pela Eurostat mostraram que o desemprego na zona euro permaneceu num mínimo histórico de 6,5% em Outubro, apesar de uma contracção na economia da zona euro no terceiro trimestre.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Indicadores
Brasil
Reunião do Conselho Monetário Nacional
Desemprego (Out)
Esperado: 7,7%
Anterior: 7,7%
Estados Unidos
Personal Consumption Expenditure (Out)
Esperado: 0,1%
Anterior: 0,4%
Personal Consumption Expenditure (12m)
Esperado: 3,0%
Anterior: 3,4%
Núcleo do Personal Consumption Expenditure (Out)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,3%
Núcleo do Personal Consumption Expenditure (12m)
Esperado: 3,5%
Anterior: 3,7%
Zona do Euro
Inflação ao consumidor (Nov)
Observado: – 0,5%
Esperado: – 0,3%
Anterior: + 0,1%
Inflação ao consumidor (12m)
Observado: 2,4%
Esperado: 2,7%
Anterior: 2,9%
Núcleo da Inflação ao consumidor (Nov)
Observado: – 0,6%
Esperado: – 0,4%
Anterior: + 0,2%
Núcleo da Inflação ao consumidor (12m)
Observado: 3,6%
Esperado: 3,9%
Anterior: 4,2%
Desemprego (Out)
Observado: 6,5%
Esperado: 6,5%
Anterior: 6,5%
O post Pré-mercado: atenção à inflação na Europa e nos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.