O relacionamento abusivo é um problema que afeta principalmente as mulheres. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, 43% das mulheres acima dos 16 anos disseram ter sofrido alguma forma de violência por parceiro íntimo ao longo de sua vida.
Quem está em um relacionamento abusivo, muitas vezes, têm dificuldade de identificar e por fim a esse tipo de situação. Isso porque os sinais nem sempre são evidentes e podem passar despercebidos até para a própria vítima que não percebe que vive em constante abuso.
“É preciso esclarecer que ninguém escolhe passar por uma relação abusiva. É natural se envolver com uma pessoa e só depois perceber que ‘não era amor, era cilada’. O importante é ficar atenta aos sinais de comportamento abusivo para cortá-los o mais rápido possível nas suas próximas experiências”, alerta a psicóloga Najma Alencar.
O que é relacionamento abusivo?
O relacionamento abusivo é todo relacionamento que envolva abuso físico, psicológico, sexual, moral ou financeiro/patrimonial. Segundo a especialista, o relacionamento abusivo pode apresentar diversos sinais, mas todos eles possuem um padrão comum de manipulação e necessidade de controle.
“A manipulação pode vir de diversas formas, com diversos objetivos, como gerar insegurança, sentimento de culpa e impedir o término do relacionamento. Quando menos se percebe, a pessoa está presa em uma situação onde só parece existir o parceiro e tudo deve ser ligado a ele”, afirma ela.
O ciúme excessivo é outra característica de um relacionamento tóxico. “O ciúme excessivo é aquele que sufoca, que questiona constantemente sua fidelidade e sua agenda. Que tenta te impedir de ter amigos, de sair, de se divertir, de vestir as roupas que deseja, de usar o batom e o esmalte de sua preferência”, diz Najma.
Atenção a estes sinais!
Além destes sinais, a psicóloga também aconselha prestar atenção nos sintomas emocionais e físicos causados pelo ciclo de violência. “Lidar com um abusador pode causar dor de cabeça, dor de estômago, mal-estar, esgotamento emocional, desânimo, ansiedade, entre outros. Se você não se sente bem quando está perto do seu parceiro, pense no porquê”, orienta.
As vítimas de relacionamento abusivo devem acionar a polícia militar ou delegacias especializadas de atendimento à mulher. Também é possível denunciar o caso de forma anônima e gratuita por meio da Central de Atendimento à Mulher, no número 180.