Em uma reviravolta na história da OpenAI, o ex-CEO, Sam Altman, que havia sido na sexta-feira (17) foi contratado pela Microsoft, principal investidor na OpenAI. Altman e Greg Brockman, cofundador da OpenAI, vão liderar a nova equipe de pesquisa avançada de IA da Microsoft. Altman será o CEO. É um cargo importante. A Microsoft normalmente atribui o título de CEO apenas a líderes de empresas grandes ligadas a ela.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em uma publicação no X, antigo Twitter, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, escreveu que “estamos extremamente entusiasmados com a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA”, disse Nadella. “Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para seu sucesso.” Altman republicou o post de Nadella com a mensagem “a missão continua”.
Na mesma publicação, Nadella afirmou que “continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso roteiro de produtos, na nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar os nossos clientes e parceiros. Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipe de liderança da OAI e trabalhar com eles”.
Leia também:
OpenAI nomeia novo CEO enquanto Altman se junta à Microsoft
5 fatos que explicam a demissão de Sam Altman da OpenAI
Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI
Brockman revelou que a nova equipe da Microsoft também incluirá alguns talentos importantes da OpenAI. Jakub Pachocki, diretor de pesquisa da OpenAI, assumirá uma posição de liderança na equipe de pesquisa. O cientista pesquisador da OpenAI, Szymon Sidor, e o chefe de preparação, Aleksander Madry, também estão se juntando à Microsoft. Os funcionários da OpenAI também estão postando “OpenAI não é nada sem seu pessoal”, um sinal de que mais demissões podem vir.
A Microsoft ainda tem um “investimento multibilionário” em OpenAI, avaliado em cerca de US$ 10 bilhões. A Microsoft é a parceira de nuvem exclusiva da OpenAI, e os serviços de nuvem da Microsoft alimentam todas as cargas de trabalho da OpenAI em produtos, serviços de API e pesquisas.
A contratação de Altman ocorre poucas horas depois que o conselho da OpenAI não conseguiu trazê-lo de volta como CEO. O ex-CEO e cofundador do Twitch, Emmett Shear, foi nomeado CEO interino, substituindo a interina Mira Murati. Altman estava negociando para retornar como CEO da OpenAI, mas o Conselho, que havia pedido sua demissão, recusou-se a renunciar par que ele pudesse retornar. Segundo o The New York Times, Altman teria lançado recentemente uma startup separada da OpenAI para construir chips AI Tensor Processing Unit (TPU), rivais da Nvidia. O projeto TPU recebeu o codinome “Tigris”, atraindo uma série de empresas de capital de risco e a própria Microsoft.
O post Microsoft contrata Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, e cofundador Greg Brockman apareceu primeiro em Forbes Brasil.