A graviola é uma fruta com um sabor único e bem versátil. Sua polpa pode ser consumida ou usada para fazer sorvetes, sucos, cremes, entre outros alimentos e bebidas. Até mesmo a sua casca e folhas podem ser usadas em algumas receitas, enquanto seus caroços podem ser amassados e transformados em um vermífugo – nada de desperdício aqui!
Essa fruta tão incrível é cultivada principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil e por aqui é principalmente consumida em formato de suco. E tanto o líquido quanto a fruta comida pura são muito benéficos para o organismo humano.
A seguir, veja quatro desses benefícios da graviola, segundo a médica especialista em ultrassonografia e fundadora do Grupo Bello Vero, Dra. Paula Peres:
Tem propriedade anti-inflamatória
Com sua propriedade anti-inflamatória, a graviola é ideal para reduzir inflamações. Ou seja, é uma grande aliada também contra doenças inflamatórias, como reumatismo e artrose.
Fortalece o sistema imunológico
Como a graviola é rica em anti-inflamatórios e antioxidantes, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico. “A vitamina C e a quercetina, por exemplo, auxiliam no combate aos radicais livres, que são os responsáveis por danificar nossas células”, destaca a médica.
Combate a diabetes
Quer ficar longe da má absorção de insulina e da alta taxa de açúcar no sangue? Mais um motivo para tomar o suco de graviola ou consumir a fruta e todos os seus antioxidantes!
“Ainda falando sobre os antioxidantes, eles irão proteger as células do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina, o que pode ser muito útil para evitar a resistência à insulina e a diabetes”, diz a profissional.
Dra. Paula ainda reforça que a fruta é boa também para quem já tem a doença, pois suas fibras vão diminuir a velocidade de absorção de açúcar, promovendo controle da diabetes.
É cheia de nutrientes
Como muitas frutas, a graviola tem uma grande carga de nutrientes importantíssimos para a saúde, principalmente do sistema digestivo.
“Os seus nutrientes auxiliam a proteger o estômago, favorecendo a regulação da acidez gástrica, além de ajudar no processo digestivo e na prevenção de úlceras”, enfatiza a especialista.
Mas todos podem consumir a graviola e seu suco?
Para a maioria das pessoas, a graviola é benéfica, assim como seu delicioso suco. Mas assim como vários outros alimentos, ela não deve ser consumida por alguns grupos específicos.
Essa fruta não é uma recomendação, por exemplo, para pessoas com Doença de Parkinson e pressão baixa. Além disso, gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas que usam medicamentos para depressão, controle da pressão alta ou diabetes podem precisar de certas recomendações sobre o consumo. “Então, antes de dar início a inclusão desse suco ou fruta na dieta, converse com seu nutricionista!”, concluiu a Dr. Paula Peres.
Fonte: SportLife