Querido por muitas pessoas na cozinha, o azeite é conhecido por ser uma gordura mais saudável. Além disso, esse óleo retirado das azeitonas tem um sabor rico e pode dar um gostinho especial em saladas, carnes, peixes, entre outros pratos.
Mesmo sendo uma “gordura do bem”, não é bom exagerar no azeite. Isso poque, apesar de apresentar boas concentrações de vitaminas e substâncias antioxidantes, esse óleo ainda possui altos níveis calóricos.
Quer saber mais sobre os benefícios do azeite, que tornam ele em um alimento muito importante e que deve fazer parte da sua vida? Veja a seguir cinco deles listados pela nutricionista Vitória Falcão, parceira da Baskets:
Menos riscos de diabetes
Vitória explica que a gordura do azeite ajuda a regular os níveis de glicemia e insulina no corpo. Inclusive, foi publicado no jornal acadêmico Diabete Care um estudo que indicou que 51% das pessoas portadoras de doenças cardiovasculares que apostaram em uma alimentação rica em azeite apresentaram menos chances de desenvolver diabetes tipo 2. Enquanto isso, quem não usou esse óleo na dieta não teve mudança alguma.
Redução da inflamação
Certas substâncias do azeite são de grande ajuda para reduzir inflamações do organismo. O azeite ainda é um ótimo aliado no combate dos radicais livres.
Vantagens para o coração
Pois é! A “gordura boa”, diferente de outras gorduras, pode auxiliar a saúde do coração. Isso por conta dos ácidos graxos, que contribuem para a redução do colesterol ruim e aumentam a concentração do colesterol bom no organismo. Esses fatores podem prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares graves.
Melhor funcionamento cerebral
De acordo com Vitória, o composto hidroxitirosol, que está no azeite, ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro e preserva a saúde dos neurônios. Além disso, estudos ainda em andamento ainda indicam que o ingrediente tenha outros benefícios para o cérebro, ligados à melhora de funções cognitivas.
Benefícios para o sistema digestivo
Se você sofre com prisão de ventre, o azeite também é incrível nesse sentido. Ele tem um sutil função de laxante natural e auxilia a regular o intestino. Porém, sempre converse com um médico antes de tentar usar o azeite para esse fim.
Fonte: SportLife