Bom dia. Estamos na quarta-feira, 1º de novembro.
Cenários
Os investidores estarão 100% atentos às decisões de política monetária, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os resultados já são esperados. A quase totalidade dos profissionais do mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza a taxa Selic em meio ponto percentual, de 12,75% ao ano para 12,25%. Isso deixaria a Selic apenas meio ponto percentual acima dos 11,75% esperados como taxa terminal para 2023, o que deve ser resolvido na última reunião do Copom deste ano, marcada para dezembro.
Nos Estados Unidos a projeção é de estabilidade dos Fed Funds, que deverão seguir na faixa entre 5,25% e 5,50%, segundo esperam 98% dos profissionais do mercado, segundo os levantamentos mais recentes. O que o mercado americano espera mesmo é a entrevista coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed, em seguida ao anúncio da decisão. Powell, espera-se, vai fornecer algumas indicações para a trajetória dos juros americanos nos próximos meses. Apesar de o Fed vir elevando sistematicamente os juros desde março de 2022, a inflação segue quase que no dobro da meta de 2% e o mercado de trabalho não dá sinais de arrefecimento.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
O Comunicado do Copom deverá trazer um texto firme contra o desequilíbrio fiscal do governo, risco que aumentou após as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (27), que não foram contestadas pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nos dias que se seguiram. Apesar de ser improvável a hipótese de o Copom interromper seu movimento de afrouxamento da política monetária, a edição mais recente do Relatório Focus trouxe uma elevação da taxa de juros esperada para o fim de 2024, que subiu de 9,00% para 9,25%, e também na projeção para o fim de 2025, que avançou de 8,50% para 8,75%. Os investidores vão buscar sinais que confirmem esses movimentos.
Indicadores
Brasil
Taxa de juros Selic
Esperado: 12,25%
Anterior: 12,75%
Comunicado da reunião do Copom
Produção industrial (Set)
Esperado: -0,1%
Anterior: +0,4%
Produção industrial (12m)
Esperado: +0,7%
Anterior: +0,5%
Estados Unidos
Decisão do Fomc sobre os Fed Funds
Esperado: 5,25% a 5,50%
Anterior: 5,25% a 5,50%
Entrevista coletiva de Jerome Powell
Ofertas de empregos JOLTs (Set)
Esperado: 9,25 milhões
Anterior: 9,61 milhões
O post Pré-mercado: todos atentos às palavras do BC e do Fed apareceu primeiro em Forbes Brasil.