O ecossistema de podcasts não para de crescer no Brasil. De janeiro a setembro de 2023, houve um aumento de 36% na produção deste tipo de conteúdo; e como não há produção sem demanda, é claro que o consumo também subiu, cerca de 28% em comparação ao mesmo período de 2022, de acordo com dados do Spotify Brasil.
Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Rádio Novelo, conta que “em 2023, com o lançamento do nosso original Rádio Novelo Apresenta, tivemos o ano com maior audiência desde nossa fundação. Foram quase 5 milhões de downloads dos mais de 40 episódios publicados neste ano”.
Leia também:
Um ano de Musk: X enfrenta desvalorização nas ações e queda de anunciantes
Streaming foi maior fonte de receita para músicos em 2022, diz pesquisa
IA para dublagem: os efeitos da novidade para criadores de conteúdo e plataformas
Além disso, os assuntos variam cada vez mais na plataforma, com um aumento significativo para a audiência do gênero de “Saúde e Fitness”, com mais de 126%. Outro aspecto interessante é o aumento do interesse da GenZ na categoria “Educação”, que aumentou em 80%.
Confira as 5 principais tendências de podcasts em 2023:
“Videocast”: adaptação do modelo tradicional de podcasts para a transmissão também em formato de vídeos, que comumente são compartilhados em outras redes sociais, o que influencia significativamente na audiência e alcance das produções.
Abordagens mais intimistas: esse modelo conta com o compartilhamento de histórias de vida dos apresentadores, convidados e conselhos para os ouvintes.
Interatividade: o uso de “caixa de perguntas” e “enquetes”, ferramentas já utilizadas por outras plataformas, como Instagram, Facebook, X (Twitter), entre outras, é uma possibilidade cada vez mais usada para conquistar o engajamento do público com os criadores.
Documentários em áudio: assim como programas de televisão e streaming que batem recordes de audiência com produções baseadas em fatos reais, a “podosfera” descobriu que também pode se apropriar de histórias populares no imaginário cultural para aumentar seu público consumidor.
Histórias autênticas: podcasts que exploram histórias genuínas e pessoais de indivíduos comuns, costumam estar em alta nas principais paradas de episódios mais ouvidos. A curiosidade de encontrar relatos cotidianos, sejam eles sérios, engraçados ou emocionantes, é um motos e tanto de audiência.
Veja alguns exemplos de programas que se encaixam nas tendências citadas acima:
O post 5 tendências para podcasts no Brasil, segundo o Spotify apareceu primeiro em Forbes Brasil.