A pitanga é uma fruta de cor alaranjada ou laranja avermelhada nativa das regiões da Mata Atlântica. Apesar de não ser tão popular quanto outras frutas, como a banana ou a laranja, ela tem um sabor único e traz vários benefícios para o organismo.
A nutricionista Rita Novais explica que a fruta tem propriedades antioxidantes, com destaque para carotenoides e compostos fenólicos. “Ela também tem outras propriedades medicinais, agindo como calmante, laxante, anti-inflamatório, antocianinas e fenóis que ajudam na prevenção de doenças degenerativas e protegem o DNA de possíveis mutações que tornam as células cancerosas”, diz.
Aliás, a primavera e o verão são a melhor época para consumir pitanga! Nesse período, ela é mais saborosa e fica ideal para consumir de diversas formas. In natura, em sucos, assim como em doces (mousses ou em recheios de bolos). Além disso, as folhas da pitanga também podem ser usadas para fazer chá.
Outros benefícios da pitanga
Além dos já mencionados, a pitanga tem inúmeros outros benefícios incríveis para a saúde. Confira alguns listados por Rita a seguir!
O conteúdo antioxidante e a vitamina C da pitanga fortalecem a imunidade, reduzindo o estresse oxidativo;
A fruta é uma excelente fonte de vitamina A e pode ser usada para ajudar na formação e manutenção dos ossos, deixando-os mais fortes e resistentes;
Por conter cálcio em sua composição, consumir a pitanga também pode acelerar a recuperação de lesões ósseas e prevenir a hipertensão;
O fósforo presente na pitanga ajuda no combate ao cansaço, fazendo com que a resistência para atividades físicas seja ampliada;
Devido ao alto teor de fibras, a pitanga tem efeito laxante e traz uma grande sensação de saciedade, reduzindo inclusive compulsões alimentares.
A pitanga traz algum risco?
A pitanga é uma fruta com poucos riscos e pode aparecer na alimentação todos os dias. Porém, de acordo com a nutricionista, mesmo sendo inofensiva, ela tem sim um possível efeito colateral, podendo causar diarreia em algumas pessoas.
Também existem casos de pessoas alérgicas à fruta, mas isso é muito raro. Já em relação ao chá feito com folhas da pitanga, é preciso atenção, já que ele pode ter restrição de consumo para pessoas com hipertensão por conta da sua ação diurética.