O Ibovespa iniciou a semana em queda, acompanhando os índices futuros de Nova York. O rendimento dos Treasuries de 10 anos ultrapassou 5% na manhã desta segunda-feira (23), atingindo o maior nível em 16 anos. Essa alta ocorre em meio às avaliações do mercado sobre o próximo movimento de política monetária nos Estados Unidos, após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, mencionar na semana passada que a inflação permanecia muito alta. Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava uma queda de 0,87%, aos 112.172 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentava leve alta de 0,03%, sendo negociado a 5,03.
Além disso, esta semana marca o início da temporada de divulgação de balanços das empresas brasileiras e apresenta indicadores econômicos globais importantes.
Leia também:
Mercado ajusta para baixo projeções de inflação e crescimento de 2023
Família bilionária da Guatemala está desafiando redes de fast food americanas
Quem ficou mais pobre esta semana: três titãs da tecnologia perdem US$ 37 bilhões
Na terça-feira (24) nos EUA, teremos informações financeiras sobre a Alphabet (GOOGL) e a Microsoft (MSFT). No Brasil, a temporada de balanços se inicia na quarta-feira (25) com a Weg (WEGE3) e o Santander (SANB11), enquanto a Vale (VALE3) e a Gol (GOLL4) divulgarão seus resultados na quinta-feira.
No mesmo dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), assim como a primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre dos EUA. A semana também incluirá o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de setembro, que é a medida preferida do Federal Reserve, com os dados sendo publicados na sexta-feira.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
De acordo com o Boletim Focus, economistas consultados pelo Banco Central fizeram ligeiros ajustes em suas previsões de inflação e crescimento para este ano, enquanto mantiveram suas perspectivas para 2024 relativamente inalteradas. Conforme a pesquisa semanal mais recente, divulgada nesta segunda-feira, o mercado agora prevê um aumento de 4,65% nos preços ao consumidor no Brasil em 2023, em comparação com a taxa de 4,75% estimada no boletim anterior.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,46%
S&P 500: -0,39%
Nasdaq: -0,35%
Europa:
DAX (Frankfurt): -0,55%
FTSE100 (Londres): -0,42%
CAC 40 (Paris): +0,03%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -0,80%
Kospi (Coreia): -0,76%
Xangai (China): -1,47
O post Ibovespa cai sob pressão dos Treasuries dos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.