Que ano incrível tem sido 2023 para a BBC (Bardstown Bourbon Company). Em março, o renomado produtor de bebidas do Kentucky, nos Estados Unidos, recebeu a maior pontuação na competição internacional de vinhos e destilados. A fabricante conquistou 98 pontos do total de 100 pontos, com o lançamento da série Origin de 6 anos. O IWSC (International Wine & Spirit Competition), organizador do evento, também concedeu à BBC o título de “Produtor Mundial de Whisky do Ano“, em sua cerimônia de premiação realizada em Londres.
Não é uma coleção qualquer de prêmios para uma destilaria que está no cenário desde 2014. De fato, ao conquistar as maiores honras nesta semana, a BBC superou a destilaria Barton, também Kentucky, que produz uísque desde 1879. Mas, apesar da inabalável tradição do bourbon, a novidade acabou sendo uma característica e não um defeito.
Ao conceder essa distinção, o IWSC claramente ficou impressionado com as capacidades do século 21 da linha de produção da Bardstown Bourbon Company. Em um comunicado de imprensa após o evento, a competição destacou que as instalações de ponta podem produzir “mais de 50 receitas de mash (mistura de grãos) diferentes em todo o espectro de uísque”.
Leia também:
Road trip: veja como fazer a rota do bourbon, entre Tennessee e Kentucky
Conheça o bilionário por trás do requisitado bourbon Pappy Van Winkle
Essa é uma capacidade única na indústria que permite à destilaria trazer uma variedade de sabores para as garrafas. E isso não é apenas para a sua própria gama de rótulos, mas também para uma longa lista de produtores não destiladores em todos os EUA. De fato, ao ganhar o prêmio, a BBC superou a 15 Stars, outra destilaria do Kentuchy e uma renomada produtora para a qual ela produz licor sob contrato. Como os juízes do IWSC observam, a BBC é “um destino onde outros podem ir para realizar suas próprias aspirações”.
“Este é um tremendo reconhecimento para nossa equipe”, diz Dan Callaway, vice-presidente de desenvolvimento de produtos na Bardstown Bourbon Company. “Continuamos a ultrapassar limites por meio da inovação, criando bourbons incríveis. O reconhecimento afirma nosso lugar na indústria e nos inspira a crescer.”
Mas eles não são os únicos a crescer. Em setembro de 2024, o IWSC realizará uma premiação exclusivamente dedicada aos destilados americanos. E, como não poderia deixar de ser, o evento acontecerá em Bardstown, cidade do condado de Nelson, no Kentucky, onde está a casa da BBC. É difícil argumentar com essa escolha. Embora a cidade tenha menos de 14 mil habitantes, existem no total 11 destilarias em um raio de 25 quilômetros. Deve haver algo na água.
Entretanto, se a procura é por explorar os sabores elogiados pelos juízes do IWSC, é recomendado começar com o que eles classificaram como o melhor: o Origin Series Kentucky Straight Bourbon. Este destilado, com prova de 96 pontos, traz uma mistura de grãos com alto teor de centeio (36%) que realça notas de noz-moscada e mentol no aroma e no paladar. Além disso, ele possui um final excepcionalmente robusto, repleto de sabores que lembram o cereal Cinnamon Toast Crunch. A bebida oferece muito mais do que se esperaria por seu preço, já que é facilmente encontrada nas prateleiras pela bagatela de cerca de US$ 49 (R$ 247) a garrafa.
O post Conheça o melhor bourbon do mundo, eleito pela International Wine and Spirits apareceu primeiro em Forbes Brasil.