Para mulheres, pode ser difícil encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional quando se tornam mães. Embora muitas pessoas opinem sobre maneiras de lidar com tudo ao mesmo tempo, Myiesha Sewell, diretora de beleza da Sephora, disse que é importante encontrar maneiras de priorizar um momento para si, independentemente de sua carreira.
Como mãe de dois filhos – um deles a caminho –, Sewell incentiva as mulheres a perseguirem suas aspirações profissionais e parentais. Embora isso possa parecer um clichê, estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa descobriram que as mulheres estão deixando par ater filhos mais tarde para crescerem na carreira, se planejar e economizar nos custos associados à maternidade.
Leia também
11 executivas falam sobre o que aprenderam ao conciliar carreira e maternidade
Faz sentido adiar a maternidade pela carreira?
Contrariando essa noção e sendo autêntica no seu trabalho, Sewell disse que ter uma rede de apoio no trabalho é fundamental para encontrar o seu equilíbrio. Ao longo dos anos, Sewell ocupou três funções na Sephora. Ela ingressou na empresa trabalhando em vendas, tornou-se maquiadora profissional e hoje atua como diretora de beleza. Além dos cargos, ela disse que sua curiosidade e habilidades abriram espaço para que cada oportunidade se viesse a ela.
“Cada vez que me sentia estagnada ou chegava ao melhor que posso performar na minha posição, algo chegava a mim”, diz Sewell. Esse “algo” a que ela se refere é a oportunidade que aproveitou para crescer na carreira e que a levou a ocupar outros cargos. “Confiar nesse sistema também é importante.”
“Se chega a mim uma tarefa diferente daquelas responsabilidades envolvidas na descrição do meu trabalho, vou até meu gerente e conto outras coisas que acho que poderia fazer bem ou com as quais as minhas habilidades podem contribuir”, conta Sewell. “É muito difícil saber exatamente o que você deseja seguir quando é da área artística ou do campo criativo. Não existe um caminho certo que você deve seguir.”
Defenda seus interesses
Defendendo a si mesma e seus interesses no trabalho trouxe benefícios profissionais e pessoais a Sewell. Ela contou que sua equipe na Sephora, sua mãe e seu marido foram fundamentais para o seu sucesso. “Como meu trabalho não me estressa, tenho energia para ser aberta com as pessoas e fazer pausas. Não há explicar por que você está tirando um dia de descanso. Se precisar de tempo para si mesma, vá em frente e tire”, diz a diretora de beleza.
Esse tipo de confiança na flexibilidade do seu trabalho criou um sistema que lhe deu suporte para que ela fizesse o seu melhor trabalho.
Quando criança, Sewell sonhava em compartilhar dicas de maquiagem e beleza em revistas. Agora, num dia normal, o seu trabalho envolve fazer pesquisas, publicar dicas de beleza online, estudar sobre a concepção de produtos e os seus fundadores e organizar reuniões com parcerias estratégicas.
Crie sua própria rotina
Embora a pandemia tenha normalizado as crianças ficando em casa e aparecendo em chamadas de vídeo profissionais, Sewell decidiu que ser mãe e trabalhar em tempo integral era o melhor para ela e sua família. “Como meu parceiro e eu trabalhamos remotamente de casa, dividimos o cuidado dos filhos. Não sou apenas uma mãe que fica em casa, mas também sou uma mãe que trabalha de casa e que fica em casa”, diz Sewell. “Você só tem filhos pequenos por alguns anos. Por isso, cuidar dos filhos é muito valioso para mim.”.
De acordo com a organização Economic Innovation Group, dados sugerem que os trabalhadores que vivem com crianças estão gastando 18,2% do tempo que gastariam no deslocamento ao trabalho com cuidado de seus filhos. Essa porcentagem é consistente com os dados pré-pandemia, que mostram que mães e pais no regime híbrido passam muito mais tempo com os filhos nos dias que trabalham de casa.
“Quando voltei ao trabalho, sete meses depois de ter meu filho, estava tentando escondê-lo das minhas chamadas de vídeo do trabalho como se ele não existisse. Agora, depois de encerrarmos uma reunião, as pessoas perguntam onde ele está”, conta Sewell. “É normal que as pessoas saibam que você tem uma vida pessoal, você não precisa fingir que não é mãe. Posso ter que trabalhar mais horas em alguns dias ou no final de semana sábado, mas para minha família isso funciona. E, junto disso, posso conseguir mais US$ 2 mil por ano em horas extras.
Não tenha medo de priorizar a si mesma e de falar sobre maternidade
Amante de tudo que é beleza e de sua família, Sewell incentiva as mães a não esquecerem de cuidar de si mesmas e de realizar coisas que as façam sentir bem. Estudos mostram que quando mães e pais priorizam seu bem-estar e praticam o autocuidado, eles podem controlar melhor o estresse, ter melhor autoestima e, em geral, melhor saúde mental.
No início deste mês, no evento House of Beauty da Sephora, Sewell subiu ao palco para fazer uma demonstração de maquiagem ao vivo enquanto estava grávida de sete meses. O evento levou nove meses para ser planejado, quase o mesmo período de tempo que ela estava grávida de seu segundo filho – e a diretora considera os dois como seus bebês. Enquanto aplicava maquiagem no rosto de sua modelo e dava dicas, Sewell não se deixou de falar sobre maternidade e brincar sobre esquecer a cola para cílios atrás do palco por causa dos hormônios da gravidez.
Para mães ou mulheres que estão grávidas, Myiesha Sewell tem três dicas de beleza para oferecer:
O post Diretora de beleza da Sephora dá dicas para mães conciliarem vida pessoal e profissional apareceu primeiro em Forbes Brasil.