Bom dia! Estamos na quarta-feira, 18 de outubro
Cenários
A situação em Israel se agravou na terça-feira (17). Uma explosão destruiu um hospital em Gaza e matou cerca de 500 palestinos. Segundo o grupo extremista Hamas, a tragédia foi o resultado de um bombardeio israelense. Segundo o governo de Israel, a causa foi a falha no lançamento de um foguete pelo Hamas. Independente de quem tem razão, o grande número de mortos acirrou ainda mais a situação. Ao chegar em Israel, o presidente americano Joseph Biden culpou o Hamas pelo ocorrido e cancelou suas reuniões com autoridades palestinas, afastando a esperança de mediação.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
A perspectiva de uma piora na situação elevou os preços do petróleo. O barril do óleo do tipo Brent, referência para o mercado europeu e para a Petrobras, está a US$ 92,20, alta de 2,56%, considerando os contratos futuros para dezembro.
No cenário econômico, o Produto Interno Bruto (PIB) da China surpreendeu, crescendo 4,9% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2022. Apesar de o número ter sido inferior aos 6,3% do segundo trimestre, o resultado ficou acima dos 4,4% esperados. Isso pode indicar uma recuperação mais rápida da economia chinesa devido à injeção de recursos do governo.
Indicadores
Brasil
Vendas no varejo (12m)
Esperado: +1,2%
Anterior: +2,4%
Vendas no varejo (Ago)
Esperado: -0,7%
Anterior: +0,7%
Estados Unidos
Licenças para construção (Set)
Esperado: 1,455 milhão
Anterior: 1,541 milhão
Zona do Euro
Inflação ao consumidor (Set)
Observado: +0,3%
Esperado: +0,3%
Anterior: +0,5%
Inflação ao consumidor (12m)
Observado: 4,3%
Esperado: 4,3%
Anterior: 5,2%
China
PIB 3º trimestre (12m)
Observado: +4,9%
Esperado: +4,4%
Anterior: +6,3%
O post Pré-Mercado: crescimento na China e tensão em Israel apareceu primeiro em Forbes Brasil.