O pepino é um vegetal em forma de fruto, encontrado especialmente no verão. Por ser uma alimento refrescante, ele é utilizado principalmente na preparação de saladas, mas também pode ser encontrado em várias outras receitas saborosas, incluindo sucos e vitaminas.
Na natureza, o pepino se desenvolve a partir do ovário da flor, por isso os botânicos o classificam como um fruto. Dessa forma, ele pertence à família das cucurbitáceas, assim como a abóbora e a abobrinha, além de frutas como a melancia e o melão.
Além disso, o pepino é um alimento bastante nutritivo, rico em diversas propriedades que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Ele se destaca por ter poucas calorias, bastante água e outros nutrientes e vitaminas importantes para a prevenção de doenças.
Para entender as vantagens de incluir o pepino na alimentação, o Alto Astral consultou a nutróloga especialista em emagrecimento, Dra. Ana Luisa Vilela, que preparou uma lista com os principais benefícios do pepino para a saúde. Confira!
1. Fortalece os músculos
O pepino é rico em potássio, nutriente que atua diretamente na contração muscular, sendo portanto um grande aliado de quem pratica atividade física.
2. Reduz o inchaço
O pepino é um alimento diurético, que possui abundância de água e minerais, sendo excelente para o bom funcionamento dos rins e para diminuir o inchaço do corpo.
3. Ajuda a emagrecer
Pepino é rico em fibras, essa característica auxilia não só com bom funcionamento do intestino como também ajuda a baixar índice glicêmico, e como o pepino tem baixa caloria, ele contribui para a perda de peso.
4. Previne cãibras
Devido aos minerais e potássio presentes no pepino, esse é um bom alimento na prevenção de cãibras e flacidez corporal.
5. Previne o envelhecimento da pele
Pepino tem vitaminas A, C, K e do complexo B, minerais como fósforo, magnésio, potássio, cálcio e manganês, além de antioxidantes, ajudando na coagulação sangue, imunidade, saúde dos ossos e combate ao envelhecimento da pele.