Apesar de ainda faltar tempo para a Black Friday, esse é o momento perfeito de se preparar para que as suas compras na data valham a pena e você consiga gastar pouco! Até porque, mesmo com boas promoções, você pode cair em golpes ou em compras que se revelam uma furada.
Então, que tal aprender dicas de ouro para não se arrepender após as compras? A seguir, separamos alguns passos para seguir nesse sentido. Ah, e já anote na agenda: neste ano, a Black Friday cai no dia 24 de novembro!
1. Faça uma lista do que está procurando e estipule um valor
Com os preços mais baixos, é fácil ficar tentado a comprar tudo o que aparece pela frente. Por isso, ter uma lista daquilo que você mais precisa ou quer no momento, além de um valor máximo estipulado para as compras vão ajudar no autocontrole.
É claro que você pode encontrar algum item que não estava esperando em um bom preço e comprar de última hora. No entanto, esse planejamento vai garantir que essas compras não saiam de controle.
2. Pesquise os preços antes da Black Friday
Você já deve imaginar que, no dia da Black Friday, é interessante buscar o mesmo produto em diferentes lojas para ver qual a melhor oferta. Porém, essa pesquisa deve começar bem antes!
Muitas lojas aproveitam a Black Friday para fingir que estão fazendo uma boa promoção. O estabelecimento pode dobrar o preço de um produto pouco antes da data para depois dar 50% de desconto – o famoso “tudo pela metade do dobro”. Fazer essas pesquisas antecipadas vai impedir que você caia nessa!
3. Reflita antes de comprar
Antes, pare por um momento e se faça a pergunta “eu realmente preciso desse produto?”. Afinal, há itens que você pode comprar pensando que vai usar, mas que vão ficar esquecidos na sua casa. Ou seja, reflita bem antes de clicar em “comprar”.
4. Pense no frete
Já aconteceu de você achar bom o preço de um produto, mas ele ficar muito mais caro por conta do frete? Pois é! Isso também pode ocorrer na Black Friday. Por isso, sempre verifique o valor final antes de finalizar a compra!
5. Busque lojas confiáveis
Infelizmente a Black Friday é uma época usada por golpistas para enganar consumidores. Portanto, tenha atenção na hora de escolher lojas confiáveis para as suas compras! Mas como fazer isso?
Uma dica útil é que existem sites (como o Reclame Aqui, por exemplo) onde as pessoas podem dizer se as lojas são confiáveis ou colocar suas reclamações sobre estabelecimentos ruins, ou enganosos.
Aí basta pesquisar para ver o que estão falando daquele local específico. Outra dica é observar preços absurdamente baixos. Caso se depare com alguma promoção que oferece preços fora de prática, desconfie!