Do Cerrado a Trancoso: Nova marca de hospitalidade quer fortalecer turismo regenerativo

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read
Albori Ribeiro

A Trijunção, pousada no Cerrado com experiências de avistamento de lobos guará e outros animais do bioma, faz parte da marca Ocanto

O Brasil acaba de ganhar uma nova marca de hospitalidade: a Ocanto. Anunciada durante a 6ª edição da Remote Immersion, evento de turismo que reúne hotéis de luxo independentes do mundo todo, a novidade nasceu a união das pousadas Tutabel (em Trancoso), a Trijunção (na divisa entre Goiás, Minas e Bahia) e a Pousada Literária (em Paraty).

Com o propósito de conectar o viajante genuinamente com cada região, a Ocanto quer fortalecer o turismo regenerativo nacional  – isto é, aquele que não só preserva, mas recuperar o meio ambiente, protege e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes – por meio da valorização e cuidado dos biomas e territórios brasileiros.

Leia também:

Com safári de lobos-guará, pousada Trijunção promove experiência única no Cerrado
Safári brasileiro: as aventuras do Refúgio Ecológico Caiman
Hotéis pelo Brasil com Day Use, para curtir os feriados sem sair da cidade

Entre seus diferenciais, o grupo promete criar experiências de conexão genuínas com a comunidade local, os biomas, fauna, flora, gastronomia e cultura de cada localidade onde está presente. O objetivo é ultrapassar as fronteiras das pousadas, com vivências multissensoriais e imersivas.

Thiago Dias

Pedro Treacher é o nome por trás da marca de hospitalidade Ocanto

Juntas, as três pousadas possuem 57 quartos e uma média anual de 20 mil hóspedes. Com o novo momento, a meta é dobrar o número de viajantes impactados. Por trás do projeto está Pedro Treacher, executivo que atua há 20 anos no mercado de turismo, e há dois anos é responsável pela implantação do OCANTO. Antes disso, ele esteve por 10 anos na Matueté.

Conheça as hospedagens da Ocanto:

Pousada Trijunção

Pousada Trijunção

A Pousada Trijunção está localizada no coração do Cerrado, na divisa entre os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Inaugurada em 2018, são apenas sete suítes exclusivas, onde os hospédes podem se conectar ao bioma do nascer ao fim do dia. O roteiro de experiências é personalizado de acordo com o perfil de cada hóspede, e pode incluir a observação de animais – especialmente do lobo-guará, junto ao projeto de conservação Onçafári, além do jacaré-anão, antas, veados campeiros, jabutis, entre outras espécies nativas da região –, trilhas botânicas, caiaque na Lagoa das Araras e passeio de fatbike.

Pousada Tutabel

Albori Ribeiro

Pousada Tutabel

Na charmosa Trancoso, a Tutabel é uma pousada pé na areia na praia de Itapororoca. Entre o mar e a floresta, a hospedagem isolada, com cara de casa de praia, fica imersa na restinga. São 18 suítes, junto a uma área comum com piscina, academia, sauna e experiências na praia e na floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Pousada Literária

Divulgação

Pousada Literária

No coração do centro histórico de Paraty, a pousada de 27 suítes e villas promove experiências de conexão sensorial com a cidade, incluindo passeios experiências imersivas na floresta (como a visita à Fazenda Bananal) e no mar, como a escuna gastronômica Maria Panela. A hospedagem também reflete a relação da cidade com a Flip, um dos maiores eventos de Paraty, com um salão de leitura que reúne mais de 2.000 títulos – além de uma pequena biblioteca em cada quarto. Também conta com o Spa Poesia L’Occitane e o restaurante da Quintal Letras.

O post Do Cerrado a Trancoso: Nova marca de hospitalidade quer fortalecer turismo regenerativo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário