Dia das Crianças: presenteie seus filhos com educação financeira

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Para a planejadora financeira certificada Paula Bento, o mais importante é passar ensinamentos por meio do comportamento

No Dia das Crianças, os pequenos anseiam por presentes físicos. É com base nesse pensamento que a data prevê movimentar R$ 19 milhões em todo o Brasil, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Porém, e se além dos brinquedos, você presentear os seus filhos com lições de educação financeira?

Apesar da oferta crescente de informações e recursos tecnológicos para organizar as finanças pessoais, a formação – que deve ser adquirida na infância, e por meio de exemplos – continua fraca. De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apenas metade dos brasileiros se consideram financeiramente organizados.

Leia também:

Importação de brinquedos sobe 29% no ano e movimenta US$ 449 milhões
Dar “cargos” C-Level para crianças ajuda no desenvolvimento
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Na visão da planejadora financeira certificada Paula Bento, sócia da HCI Invest, diversos comportamentos e falas podem influenciar no desenvolvimento da relação da criança com o dinheiro. “Ao escutar frases soltas como: ‘dinheiro não dá em árvore’ e ‘dinheiro não traz felicidade’, a criança pode ter interpretações que dificultem sua relação com dinheiro no futuro, apesar da verdade que trazem”, diz.

Para ela, há métodos práticos que auxiliam na educação financeira dos pequenos. Um deles é a famosa mesada. “Esse contato com a moeda física é importante, ainda mais hoje que vemos os jovens somente com o cartão de crédito. É necessário saber quanto dinheiro será necessário para pagar esse cartão no futuro e ter esses valores em mãos pode ajudar nessa percepção”, avalia.

Em sua opinião, o mais importante é passar ensinamentos por meio do comportamento. “O que nosso comportamento vai ensinar? Dinheiro é bom? É possível ganhar dinheiro, aproveitar os momentos e ainda assim investir? É bom trabalhar e ganhar dinheiro? Atenção ao que nossas ações estão demonstrando”, complementa.

Para obter mais indicações práticas para educar financeiramente as crianças, Forbes conversou com a fincare N26, que forneceu cinco recomendações. Confira:





O post Dia das Crianças: presenteie seus filhos com educação financeira apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário