Emagrecer é o desejo de muitas pessoas, principalmente agora com a aproximação do verão. Mas para perder peso e deixar o corpo em forma, é preciso adotar bons hábitos de vida, como praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.
Nesse sentido, o professor de educação física e atleta profissional IFBB, Renato Cariani, preparou uma lista com alguns alimentos que ajudam a emagrecer e que podem facilitar o processo da perda de peso. Confira:
Pimenta
De acordo com Cariani, as pimentas possuem um composto químico chamado capsaicina, que exerce uma função termogênica no organismo humano. “A pimenta consegue aumentar a sua taxa de metabolismo basal – o quanto você gasta de calorias parado, sem atividade nenhuma – logo, você queima mais calorias”, explica.
Gengibre
Assim como a pimenta, o gengibre é termogênico e quase não tem calorias. “Então você ingere uma quantidade legal, não tem calorias, mas tem efeitos benéficos como o aumento da temperatura corporal. E, automaticamente, o seu organismo funciona de forma mais dinâmica, gastando mais calorias”, afirma o educador físico.
Feijão
Embora tenha calorias, o feijão aumenta a capacidade do processo digestivo, o que contribui para a queima de gordura. “Digerindo melhor os alimentos, você tem uma absorção melhor. Logo, associado à atividade física, é possível queimar mais gorduras”, acrescenta o profissional.
Água gelada
Além de refrescar, a água gelada também pode ajudar a perder peso. “Um copo de água gelada gasta 10 calorias. O seu corpo trabalha em uma temperatura média de 36 graus. Quando você ingere água gelada, ela resfria o seu corpo, que tem a capacidade de recondicionar essa temperatura e te manter nos 36 graus queimando calorias”, explica Cariani.
Chá de hibisco
O chá de hibisco tem alta concentração de antioxidantes, bloqueio da enzima amilase e poder diurético. Segundo o especialista, essas funções são responsáveis por diminuir a presença de radicais livres no organismo. Isso ajuda reduzir a retenção de líquidos, um dos fatores que provoca o ganho de peso.
Fonte: Sportlife