Na manhã desta sexta-feira (6), ministrei uma palestra no evento da Rede Mulher Empreendedora, que reuniu cinco mil empreendedoras. Tive 30 minutos para compartilhar o meu conhecimento com as mulheres presentes. Decidi focar nos 10 maiores ensinamentos que adquiri ao longo da minha jornada, mas gostaria de trazer uma reflexão adicional para você.
Ao final da palestra, pedi uma voluntária (e uma moça na primeira fila prontamente levantou a mão, sem saber do que se tratava). Expliquei que precisava de uma mulher para subir ao palco e compartilhar a maior dificuldade que enfrenta atualmente em seu negócio. Ela manteve a mão erguida. Eu a escolhi porque foi a primeira entre quatro pessoas que se manifestaram. Quando ela subiu ao palco, entreguei meu livro autografado e disse que apenas três pessoas tinham aquele livro: Mario Sérgio Cortella, Ana Fontes e ela. Acrescentei que não era necessário expor nenhuma dificuldade, e que estava a presenteando pela coragem de agir.
Leia também:
Isabela Matte: Dez coisas que todo empreendedor iniciante precisa saber
Quem fala de tudo não se torna referência em nada
Por que escolher um nicho para empreender?
Em seguida, expliquei que o que impediu as outras pessoas de levantar a mão naquele momento é o mesmo que as impede de alcançar seus objetivos na vida. A solução sempre é agir, fazer algo a respeito, não aceitar a vida como uma condição imutável, mas sim como uma criação pessoal. É na ação, no risco, no movimento que criamos algo novo, superamos desafios ou aprendemos grandes lições. É somente na ação que realmente vivemos.
A lição que quero compartilhar com você é que seja a primeira pessoa a levantar a mão. Tenha a coragem de entrar na arena (como diria minha inspiração Brené Brown) em vez de ficar nas arquibancadas.
Se você é empreendedora, faça o que tem adiado por tanto tempo. Inicie aquele projeto, inscreva-se no curso, tire seus sonhos do papel, tenha aquela conversa difícil e necessária com seu sócio ou colaborador. Faça o que for, mas faça. Tenha a coragem de viver, pois essa é, na verdade, a única maneira de viver.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Ninguém resolverá os problemas do seu negócio que você vem adiando, esperando por um milagre. Não espere mais por essa salvação. Coloque as mãos na massa e assuma o controle.
Para tornar isso mais prático, aqui está a sua missão de hoje: escolha uma coisa que tem adiado por muito tempo e comece a fazê-la hoje, não importa o medo que isso cause. Apenas vá em frente.
O post Seja o primeiro a levantar a mão apareceu primeiro em Forbes Brasil.