Aconteceu no domingo (1) o sempre aguardado desfile da Valentino. Elegância é uma palavra que costuma definir muito bem a marca, que foi fundada por Valentino Garavani em 1962 e já vestiu mulheres da realeza, de Hollywood e dos círculos do mais exclusivo “high”. Apesar de italianíssima, é uma das grandes marcas que desfilam na Semana de Moda de Paris.
O verão 2024 da marca, que hoje em dia é desenhada por Pierpaolo Piccioli, é um show de técnica. Os tecidos são cortados em pequenas formas de flores, de frutas, de pássaros, ou de adornos como o que se vê em afrescos. Em seguida, são unidos um a um pelas beiradas, formando um padrão, em peças de roupas que parecem esculpidas em alto relevo. Até calça jeans – a mais chique possível – ganhou uma versão com a técnica digna de couture.
Outro ponto alto são os cortes e recortes que criam vazados sensuais em vestidos de cores claras e tão básicas quanto o branco e o off-white – e que, de repente, se tornam Valentino red ao fim do desfile. O “vermelho Valentino” é um clássico da marca, não poderia faltar – e acho que Pierpaolo sabe bem disso.
Um contraponto interessantíssimo a essas peças tão especiais eram os sapatos: flats, papetes, tênis. Até com vestidos de festa. Você topa o look?
Por fim, se cada temporada entrega um acessório do tipo tem-que-ter, pode apostar que a nova bolsa da Valentino tem tudo para se tornar a it-bag do verão. A “V Logo Moon”, em forma de meia-lua, tem alça bem curta, que se segura pela mão, deixando o metal, com o logo da maison, exatamente posicionado no punho. Efeito de joia imediato!
Selecionei meus looks preferidos do desfile da Valentino na galeria abaixo:
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Na semana de moda de prêt-a-porter, Valentino mostra trabalho digno de alta-costura apareceu primeiro em Forbes Brasil.