Imagine a situação: você economiza para conseguir fazer uma viagem, mesmo que mais baratinha, nas férias ou em um feriado, mas na hora algo dá errado e o gasto acaba sendo muito maior do que o esperado. Que perrengue, né? Infelizmente, isso é algo muito comum, especialmente quando as pessoas comentem alguns errinhos que podem custar bem caro.
Porém, isso não quer dizer que não dê para viajar gastando pouco – o importante é saber algumas dicas, justamente para não cometer erros que demandem gastos maiores. É o que diz a influenciadora de turismo Renata Porto, que já viajou para quase 50 países.
Por isso, ela separou cinco dicas de ouro para não gastar demais e conseguir fazer aquela viagem barata que você planejou. Veja:
Evite trocar dinheiro no aeroporto
Como explicado por Renata, as taxas de câmbio costumam ser mais altas nos aeroportos, então o melhor é fazer essas trocas antes ou mesmo na viagem em si, em câmbios locais. Só troque dinheiro em aeroportos se for estritamente necessário.
Garanta que o peso da bagagem esteja adequado
Quem nunca chegou no aeroporto e descobriu que a mala estava mais pesada do que deveria, não é mesmo? A dica da influenciadora é simples e evita transtornos – uma balança digital portátil. “Existe uma balança digital portátil que você consegue pesar as malas em casa, antes mesmo de ir para o aeroporto”, garante.
Planeje as atividades com antecedência
Claro que algumas pessoas preferem deixar para decidir algumas coisas na hora, sem ter um roteirinho todo planejado antes, mas na questão financeira o planejamento é sempre melhor. Isso porque várias atrações têm preços mais caros na hora do que quando os ingressos são comprados com antecedência.
Prefira períodos fora da alta temporada
Isso nem sempre é possível, mas, se der, escolha viajar em épocas menos disputadas ou, pelo menos, mais para o final da alta temporada. Além de menos cheio, vai ser uma viagem mais barata.
Não ignore o seguro de viagem
Mesmo que ninguém vá viajar já pensando “no pior”, a especialista completa refletindo que pode, sim, acontecer uma emergência médica ou, até mesmo, um extravio de bagagem. E, nesses momentos, é mais do que essencial ter um bom seguro de viagem para não ter que lidar com gastos extras.