Apesar de o verão só começar, oficialmente, daqui cerca de três meses, no dia 22 de dezembro, diversas regiões do Brasil vêm sofrendo com uma onda de calor extremo desde o dia 17 de setembro.
Esse cenário deixa o nosso organismo mais suscetível à desidratação e outros problemas de saúde. Por isso, é importante beber bastante água e tentar equilibrar a temperatura corporal, o que pode ser feito através de técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo.
Isso mesmo! Embora estejamos sempre respirando, geralmente, de maneira automática, existem formas diferentes de respirar. Na prática do yoga e da meditação, essas técnicas são conhecidas como pranayamas.
De acordo com a professora de yoga e meditação do Zen App, Veridiana Julião, esses exercícios podem ser feitos durante o dia e geram diferentes efeitos no organismo.
“Respirar de maneira consciente é sempre positivo. Nestes dias de calor extremo, por exemplo, existem maneiras de refrescar o corpo; quando ansiosos, podemos regular os batimentos cardíacos e assim por diante”, comenta ela.
Abaixo, a especialista destacou três técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo.
1. Sitali
A respiração através da língua com retenção. Resumidamente, você deve colocar a língua levemente para fora da boca e dobrá-la em forma de “u” e deixar os lábios ao redor. Então basta inspirar, suavemente, pela boca e expirar pelo nariz (desfazendo a posição da língua e fechando a boca). Além de resfriar o corpo, essa respiração também acalma.
2. Sitkari
Conhecida como respiração do assobio, essa é uma respiração feita através dos dentes. Basta abrir a boca e, levemente, fechar os dentes – pressionando a arcada dentária de cima com a de baixo. Assim é só inspirar pela boca, através dos dentes e expirar pelo nariz. Em 15 ou 20 respirações já é possível perceber a sensação de frescor, além do efeito calmante.
3. Chandra Bedhana
Nesta respiração, a profissional explica que utiliza-se a narina esquerda para inspirar e a direita para expirar. Para isso, é comum pressionar o lado oposto com o dedo, para concentrar a respiração da maneira correta.