Sua produtividade cai na segunda-feira? Normal, mostram pesquisas

  • Post author:
  • Reading time:5 mins read
Getty Images

Relatório mostra que produtividade dos profissionais cai 25% às segundas-feiras

A forma como a gente trabalha nunca mais será a mesma. E, à medida que os funcionários e as organizações reavaliam e redefinem as expectativas, cresce o interesse por produtividade vs regime de trabalho. Para ser mais produtivo – e avançar na carreira – precisamos considerar quando e onde iremos trabalhar.

Infelizmente, nem todos os dias são iguais tampouco todas as horas do dia. Por isso você pode enfrentar dificuldades dependendo de quando está tentando fazer o trabalho acontecer. Saiba que as segundas-feiras e os finais de tarde são os momentos de maior estresse e de menor produtividade e motivação.

Veja como deixar a preguiça de segunda-feira lado e matar a procrastinação em menos de 2 minutos

Leia também

Descubra o que a “segunda-feira mínima” pode fazer pelo seu trabalho e sua vida
4 dicas para uma rotina mais produtiva e menos desgastante

A Deputy, uma consultoria norte-americana focada em produtividade, concluiu que 61% dos profissionais pesquisados ​gostariam de ser mais produtivos. As estatísticas sobre padrões de trabalho e os horários ideais para desempenho podem ajudar nessa expectativa.

A luta da segunda-feira é real

As segundas-feiras parecem ser um problema específico no quesito produtividade. Os profissionais dizem que são 25% menos produtivos às segundas-feiras –  e 57% gostariam que a segunda-feira fizesse parte do fim de semana. Além disso, quase 50% das pessoas passam por maior estresse nesse dia. 

Talvez seja por isso que a maioria das pessoas diz que prefere trabalhar em casa às segundas-feiras. Na verdade, entre aqueles que trabalham em horários híbridos, apenas 40% trabalham no escritório às segundas e 76% dos trabalhadores híbridos dizem que prefeririam estar no escritório em qualquer dia que não fosse segunda-feira, de acordo com a sondagem da consultoria de software norte-americana B2B Reviews.

Os entrevistados resistem ao escritório nesse dia porque dizem que, assim, têm melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional (43% das pessoas) e que estar em casa às segundas se alinha melhor com a sua agenda pessoal ou familiar (31%). 

Também porque querem evitar a correria e o caos das segundas-feiras (34%) e querem uma transição mais tranquila do fim de semana (27%).

Remoto às segundas-feiras?

A expectativa dos empregadores, segundo a pesquisa, é de ter 82% dos funcionários no escritório durante parte da semana. E 71% foram autorizados a trabalhar remotamente pelo menos uma vez por semana, de acordo com dados da empresa de software Atlassian.

Quando as pessoas trabalham em casa no primeiro dia da semana, 75% relataram ao B2B Reviews que começam a trabalhar mais tarde. Além disso, 54% disseram que assistem a programas enquanto trabalham, 50% descansam mais, 49% dedicam tempo ao autocuidado e 29% praticam exercícios.

E cerca de 12% afirmam trabalhar apenas três horas ou menos às segundas-feiras, de acordo com avaliações B2B.

O que funciona melhor

Outros dias da semana são melhores para a produtividade, com 35% dos entrevistados na pesquisa dizendo que são mais produtivos às terças-feiras e 29% dizendo que as quartas-feiras são os melhores.

As pessoas também consideram determinados horários do dia os melhores. Com base nos dados da Deputy, das 9h às 11h é o bloco mais produtivo e 15h é o horário mais produtivo. Às 17h a produtividade é menor. Um estudo acadêmico da Universidade A&M do Texas mostra que as pessoas são menos produtivas à tarde e menos produtivas às sextas-feiras à tarde.

Além disso, a maioria dos entrevistados pela Deputy diz que só consegue ser produtiva por algumas horas seguidas. A Geração Z e a Geração Millennials trabalham cerca de cinco horas seguidas, no máximo. A Geração X trabalha em média 5h20 e os Boomers conseguem trabalhar por cerca de 6h consecutivas.

Além disso, aqueles que ocupam os níveis de vice-presidente e presidente relatam que suas horas consecutivas trabalhadas foram cerca de quatro horas a mais – ou 73% a mais – do que seus colegas de nível pleno.

Considere quando e onde trabalhar

Para ser mais produtivo, considere o tipo de trabalho que você precisa realizar e quando e onde você o fará melhor. Geralmente, as manhãs são melhores para trabalhos analíticos e focados, e as tardes são ideais para trabalhos criativos, mas você é quem pode determinar o que funciona melhor e alinhar suas tarefas de acordo.

Além disso, estar cara a cara no escritório é muitas vezes melhor para a resolução de problemas, colaboração e trabalhos para os quais existe muita urgência, de acordo com um levantamento da Universidade de Maastricht e da Universidade Erasmus.

Pense também em quando deseja trabalhar de forma independente e quando deseja trabalhar em conjunto. Embora nem sempre seja possível controlar isso, geralmente é útil. Por exemplo, se você fica cansado à tarde e se sente energizado pelas pessoas, este pode ser um ótimo momento para agendar horários para se conectar.

Lembre-se da sua equipe

Considere sua equipe e sua organização também. A sua produtividade individual é crítica, mas também é necessário pensar na eficácia do seu grupo – e isso requer alguma sincronização.

Se você faz parte de uma equipe híbrida, considere o exemplo da equipe de TI de uma empresa de manufatura global que decidiu que faria todo o trabalho concentrado pela manhã e todas as reuniões da equipe à tarde.

E é claro que sua vida fora do trabalho também será um fator importante. Se você tiver flexibilidade e puder optar por assistir ao jogo de futebol do seu filho à tarde e depois conectar-se durante a noite, pode ajustar sua programação para atender às demandas profissionais e familiares.

Veja também: 5 maneiras de matar a procrastinação em menos de 2 minutos





O post Sua produtividade cai na segunda-feira? Normal, mostram pesquisas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário