Quando o assunto são cuidados com a pele, a hidratação é imprescindível, independentemente da estação do ano. Mas agora quando o tempo seco chega, essa etapa no skincare precisa ser ainda mais vigorosa.
Em tempos de baixa umidade é comum o aparecimento de coceiras, irritações e até o aceleramento do envelhecimento da pele. Por isso, problemas como lábios rachados, peles com ressecamento intenso ou doenças, como a dermatite atópica e a psoríase, podem surgir com mais frequência. O tempo seco também pode piorar esses quadros, segundo a dermatologista Maria Paula Del Nero.
Mas não se preocupe! Com hábitos bem simples, você pode diminuir os efeitos do tempo seco na pele. Veja alguns deles recomendados pela especialista a seguir!
Como reduzir os impactos do tempo seco na pele?
Ingerir muita água: o correto é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Afinal, o cuidado deve sempre começar de dentro para fora, e a água ajuda na elasticidade e na textura da pele.
Evite banhos quentes e demorados: a água quente tira toda a proteção natural da cútis e aumenta a oleosidade. Por isso, ela é uma grande vilã nesse sentido e deve-se evitar ao máximo. Mesmo em dias frios, o melhor é optar pela água morna, não quente.
Use sabonetes líquidos com hidratante no banho: por ter propriedade hidratante, esse tipo de sabonete é melhor para a pele no tempo seco do que o outros.
Use cremes à base de ácido hialurônico: eles vão fazer maravilhas pela sua pele e ajudá-la a ficar bem menos ressecada no tempo seco.
Aplique cremes hidratantes: nunca é demais reforçar a hidratação, e esses cremes são uma opção nesse sentido. Use-os após o banho e no corpo todo.
Ingerir cápsulas de ácido hialurônico e ômega 3: só não se esqueça que é preciso ter indicação médica antes de usar essas cápsulas, já que é preciso saber se elas são ideais na sua situação.