O mapa das personalidades: descubra qual das nove é o seu tipo

  • Post author:
  • Reading time:8 mins read
Getty

O eneagrama é usado por profissionais para avaliação de personalidades

Saber qual é seu tipo de personalidade pode ajudá-lo a aprender mais sobre suas motivações e as maneiras pelas quais você interage e se relaciona. Segundo o sistema do eneagrama, um método que avalia características, modo de pensar, sentir e agir das pessoas, muito usado para avaliações profissionais, há nove tipos diversos.

Em seu best-seller “The Road Back To You”, o psicoterapeuta Ian Morgan Cron explica que as características são formadas no início da vida. “É algo que adotamos na infância como uma forma de lidar com a situação, nos proteger e navegar no novo mundo de relacionamentos em que nos encontramos.”

Leia também:

Mantenha uma distância saudável destes 3 tipos de personalidade
O que fazer quando uma característica pessoal impede o crescimento profissional

Entre as nove categorias, uma tem “um medo associado, um desejo básico e um padrão previsível de comportamento em momentos de estresse e segurança”, de acordo com o American Journal of Psychiatry.

No entanto, alguns enxergam o sistema de forma um pouco diferente. “Gosto de pensar no eneagrama como um círculo, que tem pontos infinitos, refletindo as possibilidades ilimitadas de expressões únicas de si mesmo”, diz Kelly Gregory, conselheira licenciada em saúde mental, presidente e proprietária da Arena Counseling and Wellness em Gainesville, Flórida.

“Dentro dos nove tipos, existem várias especificações, incluindo subtipos, evolução e níveis de saúde. O eneagrama pode ser uma ferramenta muito ampla com muitas camadas.”

Descubra qual o tipo tem mais a ver com suas atitudes:

Tipo 1: O Perfeccionista

Se concentram em seguir as regras e fazer as coisas da maneira certa. São motivados pelo desejo de viver da maneira “correta” e de sempre evitar falhas e culpas. Eles estão tão empenhados em serem perfeitos que o tiro pode sair pela culatra e, muitas vezes, podem ser muito duros consigo mesmos e com os outros.

Pontos fortes: Ético, dedicado, confiável, se esforça para ajudar a si mesmo e aos outros a serem o melhor que podem ser
Faltas: Muito críticos, especialmente consigo mesmos; tendem a ver as coisas preto e branco
Medo básico: Ser mau ou corrupto
Desejo básico: Ser bom ou ter integridade

Tipo 2: O Ajudante

Estão sempre disponíveis para ajudar e atuar como um sistema de apoio para familiares e amigos. Eles são motivados pela necessidade de serem amados e necessários em todos os momentos. São extremamente generosos – a ponto de ignorarem suas próprias necessidades. Tendem a ignorar seus próprios limites pelo bem dos outros.

Pontos fortes: Carinhoso, interpessoal, caloroso, generoso, valoriza relacionamentos e serviço
Falhas: Concentra-se tanto no que os outros precisam que não reconhece as suas próprias necessidades; às vezes pensa que sabe melhor sobre as necessidades dos outros
Medo básico: Ser indigno de ser amado; sendo indesejado
Desejo básico: Ser amado

Tipo 3: O Empreendedor

São orientados para o sucesso e extremamente motivados. São direcionados pela necessidade constante de serem bem-sucedidos – ou pelo menos assim parecerem para os outros. Fazem tudo o que podem para evitar o fracasso. Nunca querem parecer que não sabem o que estão fazendo e colocam muito foco no que os outros pensam deles.

Pontos fortes: Adaptável e capaz de ter sucesso em quase todas as situações; produtivo e consciente da imagem
Falhas: Sente que seu valor reside no que eles podem fazer e realizar e não em quem eles são
Medo básico: Ser inútil ou insignificante; decepcionar os outros
Desejo básico: Ser valioso e aceito

Tipo 4: O Individualista

São motivados pela necessidade de serem tão únicos quanto possível – eles nunca querem ser comuns. Eles também estão muito focados em sentir todas as suas emoções. Seu mau-humor pode atrapalhá-los e eles têm medo de apresentar falhas.

Pontos fortes: Criativo, sensível, introspectivo, único, compreensivo, empático
Defeitos: Deseja ser visto e compreendido em todos os momentos; tende a ser ciumento e mal-humorado
Medo básico: não ter identidade ou significado pessoal
Desejo básico: Ser significativo com base em sua experiência interior

Tipo 5: O Investigador

Também conhecidos como cientistas ou professores, esses adoram aprender. Eles estão constantemente se esforçando para conservar energia e explorar mais sobre o mundo e isso tende a torná-los muito reservados e desapegados.

Pontos fortes: Conhecedor, curioso, perspicaz, analítico
Falhas: Luta para se conectar com suas emoções; muito desapegado e tende a ser solitário
Medo básico: Ser inútil, indefeso ou incapaz
Desejo básico: Ser capaz e competente

Tipo 6: O Legalista

Motivados pelo medo e pela necessidade de segurança, os legalistas são o tipo mais comum. Eles valorizam a amizade e a lealdade, mas também pensam nos piores cenários. Gostam de estar preparados para o pior e ficam ansiosos se não acham que estão preparados.

Pontos fortes: Comprometido, prático, espirituoso, ótimo em crise, sempre preparado
Falhas: Pode ficar ansioso e às vezes luta contra dúvidas
Medo básico: Ficar sem segurança e apoio
Desejo básico: Ter segurança e suporte

Tipo 7: O Entusiasta

Do tipo positivo e divertido, eles são espontâneos e motivados pela necessidade de ser feliz. Eles nunca querem ficar amarrados e quase sempre estão cheios de energia. Não gostam de sentir qualquer tipo de dor ou desconforto emocional, por isso fazem tudo o que podem para se manterem ocupados e na diversão.

Pontos fortes: Aventureiro, sempre planejando algo divertido, adora ter novas experiências
Falhas: Luta para reconhecer limites e tende a se esforçar demais; pode ter dificuldade em fazer coisas divertidas para evitar dor interna
Medo básico: Ficar confinado ou com dor
Desejo básico: Ser feliz e satisfeito

Tipo 8: O Desafiador

Motivados pela necessidade de sempre afirmar força e controle sobre todos ao seu redor e de nunca parecer fraco e vulnerável. Podem ser descritos como defensores ou protetores e sempre sabem o que querem. São líderes, mas também estão obcecados em controlar tudo ao seu redor.

Pontos fortes: Comandante, direto, protetor, muito responsável
Falhas: Confronto, sempre precisa estar no controle, sempre precisa conseguir o que deseja
Medo básico: Ser prejudicado ou controlado por outros
Desejo básico: Estar no controle e proteger a si mesmo e aos outros

Tipo 9: O Pacificador

Valorizam a harmonia, conforto e paz. Eles são motivados pela necessidade de evitar conflitos a todo custo. Seguem o fluxo e tendem a deixar os outros assumirem o controle para que possam fazer outras pessoas felizes.

Pontos fortes: Agradável, descontraído, acolhedor
Falhas: Pode explodir de raiva ao manter as coisas por muito tempo; pode ser muito complacente
Medo básico: Estar desconectado, separado e/ou perdido
Desejo básico: Ter paz e estabilidade em seu mundo interno e externo

As três tríades dos tipos do Eneagrama

Existem vários agrupamentos que podem explicar as semelhanças entre os tipos do eneagrama, de acordo com Gregory. “Uma das mais comuns ou conhecidas são as três tríades do Eneagrama – corpo ou intestino, coração e cabeça”, diz ela.

Tríade Corpo ou Intestino
Esta tríade é composta pelos tipos oito, nove e um. Todos estão associados ao provocar raiva. “Também pode ser chamada de tríade ‘instintiva’ porque depende de seu corpo para compreender e resolver problemas, fazendo e respondendo aos seus instintos”, diz Gregory.

Tríade do Coração
Esta tríade é composta pelos tipos dois, três e quatro, todos associados a emoções e vergonha. “Eles estão preocupados com a autoimagem e com o desejo de criar uma versão de si mesmos que seja amada e aceita”, diz Gregory. Cron acrescenta que esses tipos podem ser excessivamente emocionais e sua primeira reação é sempre sentir alguma coisa.

Tríade da Cabeça
Composta pelos tipos cinco, seis e sete, todos associados ao pensamento e à ansiedade. “Eles podem pensar demais na tentativa de buscar segurança e orientação”. São estratégicos e precisam de ajuda para acalmar suas mentes. Estão sempre pensando demais e tendem a ser reprimidos.

Como determinar o seu tipo de eneagrama

A melhor forma de determinar o seu tipo de eneagrama é através de um teste ou avaliação, segundo Cron. Existem muitos disponíveis online, mas ele recomenda o Questionário Integrativo de Eneagrama (iEQ9).

Enquanto isso, Gregory recomenda o Indicador de Tipo de Eneagrama Riso-Hudson (RHETI) através do Instituto Eneagrama ou o Teste Rápido de Classificação de Eneagrama (QUEST). “Qualquer que seja o teste que você faça, pode ser útil ler sobre os tipos em que você obteve a pontuação mais alta e, em seguida, identificar qual deles repercute mais em você”, diz ela.

O post O mapa das personalidades: descubra qual das nove é o seu tipo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário