O aplicativo “Saúde” vai ganhar um novo recurso com o iOS 17. “Estado de Espírito” foi o nome escolhido para a ferramenta, que não é uma simples atualização tecnológica, é a incursão da Apple para ajudar os usuários a compreenderem suas emoções. Além de rastrear a atividade física com o Apple Watch, a empresa agora está capturando nosso estado de espírito. Isso, combinado a insights de um novo aplicativo de diário, tem como objetivo oferecer uma visão completa de nossas experiências cotidianas, tanto no corpo quanto na mente.
Como a Apple propõe o uso do recurso na vida real:
“Imagine uma viagem em uma cidade desconhecida. No início do seu dia, o aplicativo Saúde solicita que você registre seu estado de espírito. Você o descreve como ‘Muito Agradável’ e indica ao aplicativo que está de férias. Em seguida, você se aprofunda, escolhendo entre uma paleta de emoções – talvez você se sinta grato, sereno ou exaltado. Enquanto você passeia pela cidade, guiado pelo GPS e capturando momentos, o aplicativo de diário cria uma narrativa sobre o seu dia. Ao se deparar com um ponto turístico agitado, um aumento na ansiedade faz sua frequência cardíaca subir. Percebendo a mudança, o aplicativo Saúde verifica seu estado de espírito mais uma vez. Essa dança de interações continua, transformando suas férias em um quadro de emoções. Portanto, quando você voltar e um amigo (ou um psicólogo) perguntar sobre sua viagem, você poderá compartilhar uma riqueza de detalhes, oferecendo mais do que apenas: ‘Foi ótimo’.”
Leia também:
iOS 17 estreia nesta segunda-feira; veja o que muda no novo sistema da Apple
iPhone 15 é coisa do passado: veja o que a Apple prepara para o iPhone 16
Como a maior parceira da Apple no Brasil vai surfar a onda do iPhone 15
Além disso, os usuários do aplicativo Saúde agora terão acesso 24 horas por dia à ferramenta de triagem PHQ-9 (para avaliação do risco de depressão) e à ferramenta de triagem GAD-7 (para avaliação da ansiedade). Ao entrelaçar tecnologia e saúde mental dessa maneira, a Apple pode estar estabelecendo um precedente para que outras gigantes da tecnologia sigam e, potencialmente, desencadeie uma onda transformadora na utilidade dos dispositivos.
Com base no cenário da saúde mental de hoje, aqui estão dois benefícios promissores desse possível futuro:
1 – Auxilio na intervenção precoce e monitoramento contínuo da saúde mental
A saúde mental é uma questão cada vez mais importante para a sociedade. De acordo com um relatório de 2021 da Aliança Nacional de Doenças Mentais, 1 em cada 5 adultos nos EUA experimenta um tipo de doença mental a cada ano, ansiedade e depressão são as mais prevalentes. A democratização da saúde mental por meio de recursos como o “Estado de Espírito”, da Apple, pode ser um divisor de águas.
Ao fornecer acesso universal a ferramentas de triagem padrão da indústria, como o PHQ-9 e o GAD-7, e apresentar os resultados de forma fácil de entender, as pessoas são capacitadas a procurar orientação personalizada de profissionais de saúde para suas preocupações.
Ser consciente de nossas emoções pode nos ajudar a lidar melhor com situações difíceis da vida. De acordo com um estudo de 2021 publicado no Journal of Depression and Anxiety, sentir-se grato por experiências positivas é um forte impedimento para sintomas depressivos. Um aplicativo de diário inteligente que registra automaticamente eventos da vida para você, em detalhes ricos, pode ajudá-lo a guardar belas memórias — e recursos como o Estado de Espírito podem ajudá-lo a lembrar como se sentiu sobre essas experiências. Em essência, eles podem se tornar seu diário automático de emoções.
É importante lembrar, no entanto, que, embora essa ferramenta possa ser útil, ela não substitui os profissionais de saúde mental. A interpretação pessoal desses resultados deve ser feita com cuidado, e quaisquer preocupações devem ser discutidas com um profissional de saúde qualificado.
2 – Auxilio no aumento da autoconsciência e crescimento pessoal
À medida que os usuários documentam regularmente seus estados emocionais e gatilhos associados, eles cultivam uma compreensão mais profunda de seus próprios padrões emocionais e respostas. Reconhecer estressores recorrentes ou momentos de alegria permite aos usuários evitar situações que afetam negativamente seu bem-estar ou abraçar experiências que trazem positividade.
Além disso, essa autoconsciência elevada pode agir como um catalisador para o crescimento pessoal. Ao confrontar e entender suas emoções, os usuários podem tomar medidas concretas em direção a uma melhor resiliência mental, inteligência emocional e bem-estar geral. O uso de ferramentas que promovem a autoconsciência apoia uma mentalidade de crescimento, capacitando as pessoas a abordar proativamente e evoluir sua saúde emocional e resposta ao estresse, como mostrou um estudo de 2022 publicado na Frontiers in Psychology.
Conclusão
O novo foco da Apple na saúde mental dos usuários anuncia uma nova era de interação entre humanos e tecnologia. No entanto, para alguns, notificações sobre verificações mentais podem parecer intrusivas. A reação pública permanece incerta nesse domínio inexplorado. Ainda assim, com a presença inegável da tecnologia em nossas vidas, abraçar tais inovações pode abrir caminho para uma relação mais harmoniosa entre o ser humano e a máquina.
Confira as principais novidades apresentadas pela Apple:
O post A ciência por trás do recurso “Estado de Espírito” da Apple apareceu primeiro em Forbes Brasil.