Com a chegada da primavera, a natureza se renova. Isso porque, as temperaturas amenas e a abundância de luz solar proporcionam um ambiente propício para o crescimento saudável das plantas. Por isso, a paisagista Renata Guastelli preparou algumas dicas preciosas de cuidados com as plantas na primavera para que elas se desenvolvam e formem um jardim exuberante. Confira!
Cuidados essenciais
Adubação
A primavera é o momento certo para fornecer nutrientes essenciais às plantas. Use um adubo equilibrado, rico em nitrogênio para estimular o crescimento vegetativo.
Rega adequada
Com o aumento das temperaturas, as plantas tendem a precisar de mais água. Dessa forma, monitore o solo regularmente e regue quando a camada superficial estiver seca, mas sem encharcar para evitar o apodrecimento das raízes.
Poda
Realize a poda de manutenção para remover partes mortas, doentes ou danificadas. Isso incentiva o crescimento saudável e melhora a aparência das plantas.
Transplante
Caso suas plantas estejam ficando apertadas em seus vasos, a primavera é um bom momento para fazer transplantes para recipientes maiores.
Cultivo
A primavera é uma época favorável para o cultivo de muitas plantas, seja por sementes, estaquia ou divisão de touceiras.
Evite esses erros!
Excesso de água
Embora as plantas necessitem de rega regular, evite o excesso de água, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes e ao surgimento de fungos.
Poda drástica
Evite podas radicais na primavera, pois isso pode comprometer a capacidade das plantas de florescerem e se desenvolverem adequadamente.
Uso excessivo de fertilizantes
Apesar da necessidade de adubação, evite o uso excessivo de fertilizantes, o que pode causar o acúmulo de sais no solo e prejudicar as plantas.
Atenção às necessidades da planta
Vale lembrar que cada espécie possui suas particularidades, portanto, adapte essas dicas gerais de cuidados de acordo com as necessidades individuais das suas plantas. “Preste sempre atenção ao desenvolvimento das plantas e faça verificações regulares em busca de sinais de problemas, como manchas nas folhas, insetos ou murchamento”, ensina Renata.