Bom dia. Estamos na quinta-feira, 21 de setembro.
Cenários
O Comitê de Política Monetária (Copom) deixou claro que vai manter o ritmo de corte de juros. A Selic baixou 0,5 ponto percentual na reunião da quarta-feira (20) e deve ser reduzida na mesma proporção nas demais reuniões previstas para este ano, em novembro e em dezembro. Isso confirma as expectativas do mercado, expressas no Relatório Focus, de que a Selic deverá encerrar 2023 a 11,75%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
A incógnita, agora, é o comportamento dos juros em 2024. Ainda segundo o Focus, a mediana das expectativas do mercado é de que a Selic esteja a 9% em dezembro. Porém, o Comunicado do Copom faz uma advertência quanto aos riscos do desequilíbrio fiscal no Brasil e também com relação ao agravamento da situação internacional.
No texto do Comunicado, o Comitê afirmou que irá preservar a “política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas de suas metas”.
Agora, os analistas esperam a divulgação da Ata da reunião, agendada para a próxima terça-feira (26) para buscar mais detalhes sobre a discussão de política monetária. O Copom apontou para a necessidade de se perseguir as metas fiscais, a fim de manter o bom curso da política monetária, mas sem maiores pesares.
Indicadores
Brasil
Sem indicadores relevantes
Estados Unidos
Pedidos iniciais de seguro desemprego
Esperado: 225 mil
Anterior: 220 mil
Reino Unido
Taxa de juros (Set)
Esperado: 5,50%
Anterior: 5,25%
O post Pré-Mercado: o que esperar do pós-Copom apareceu primeiro em Forbes Brasil.