O chá verde é uma bebida muito popular em países orientais, mas que também vem fazendo o maior sucesso no ocidente! Ótimo substituto para quem não é fã de café, a bebida pode oferecer diversos benefícios para o organismo, principalmente para quem utiliza as folhas secas, e não os saquinhos industrializados.
Existem várias opções de chá verde, cada um com diferentes características, como:
Sencha: um dos mais comuns consumidos no Japão
Bancha: feito a partir das folhas maiores
Gyokuro: tem um sabor adocicado;
Genmaicha: feito com arroz tostado e, como resultado, tem um sabor mais suave
Matcha: mais famoso no ocidente, é feito com as folhas trituradas do chá verde
Ficou curioso para saber mais sobre a bebida e seus benefícios? Confira a seguir!
Benefícios do chá verde
O chá verde contém substâncias benéficas como polifenóis e catequinas. Além disso, há também a cafeína, que é ótima para diminuir o cansaço. A bebida pode auxiliar na perda de peso e ajudar a controlar os níveis de glicose.
“O chá verde contribui para o emagrecimento porque eleva a temperatura do corpo e acelera a queima de calorias”, explica Andrea Pereira, nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein.
Cuidados com a cafeína
Apesar de a cafeína ter seus benefícios no dia a dia, a recomendação é que essa bebida não seja consumida durante a noite. Isso porque, ela pode causar problemas no sono, como a insônia. O exagero dessa substância também aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de irritar a mucosa gástrica, provocando dor e refluxo.
Existem contraindicações?
Sim! Grávidas, lactantes e pessoas que já apresentam algum problema de saúde (como insônia, hipertensão, gastrite, anemia, entre outros), podem ter problemas com o consumo do chá verde. Por isso, para esses grupos, é preciso buscar orientação de um profissional antes de incluir a bebida na rotina.
Fonte: Saúde em Dia