Um dos concursos de fotos espaciais mais prestigiados do mundo revelou seus vencedores anuais — e o vencedor geral inclui uma importante descoberta científica.
A imagem vencedora do concurso “Fotógrafo de Astronomia do Ano”, do Observatório Real de Greenwich, foi feita por astrônomos amadores franceses e alemães. Surpreendentemente, a foto revelou um grande arco de plasma ao lado da Galáxia de Andrômeda. Acredita-se serem os restos de uma supernova ou uma nebulosa planetária.
Andrômeda é a galáxia espiral gigante mais próxima da Via Láctea — e está se dirigindo em sua direção, embora a colisão ocorrerá daqui a cerca de quatro a seis bilhões de anos.
Leia também:
As novas imagens de Saturno, feitas pelo James Webb, são de tirar o fôlego
Depois da Lua, agora o Sol: por que a Índia está acelerando seus esforços espaciais?
Planetas brilhantes e chuva de meteoros: 5 espetáculos para ver em Setembro
Em “Andrômeda, Inesperada” (abaixo) — que foi tirada por Marcel Drechsler, Xavier Strottner e Yann Sainty — é difícil não notar o grande arco de plasma, que cobre 1,5º do céu noturno e é considerada a maior estrutura desse tipo próxima de nós.
“Esta astrofoto é tão espetacular quanto valiosa”, disse László Francsics, um astrofotógrafo e juiz do concurso. “Ela não apenas apresenta Andrômeda de uma nova maneira, mas também eleva a qualidade da astrofotografia.”
Organizado pelo Observatório Real de Greenwich com o apoio da Liberty Specialty Markets e em parceria com a revista BBC Sky at Night, a competição deste ano teve mais de 4.000 inscrições de 64 países.
Todas as imagens vencedoras estarão em exposição no Museu Marítimo Nacional de Londres a partir de sábado, 16 de setembro de 2023.
Aqui estão as fotos espaciais vencedoras:
O post “Fotógrafo de Astronomia do Ano”: veja as fotos espaciais vencedoras apareceu primeiro em Forbes Brasil.