Currículo já era. Veja o que usar no lugar

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read
Reprodução/Forbes

Quando seu currículo chega às mãos de um recrutador, ele já deu uma boa olhada em seu LinkedIn. Veja como se sobressair

Depois de décadas de reinado, o currículo vem perdendo sua importância O recurso mais usado para visibilidade profissional, o seu perfil no LinkedIn, é hoje a versão digital de seu cartão de visitas. E nem é tão novo assim: existe há duas décadas. Nesse tempo, o LinkedIn passou de uma plataforma de busca de emprego a um centro completo de gestão de carreira.

No momento em que um currículo chega, os recrutadores já deram uma olhada na presença online do candidato e formaram suas primeiras impressões. E, entre todos os recursos do perfil do LinkedIn, a verdadeira estrela é o “Sobre”. É onde você conta sua história. Ao contrário do currículo, não se trata apenas de fatos. É uma narrativa autêntica e precisa ser atraente para atrair as pessoas.

Entenda aqui porque investir tempo em seu perfil na rede social

1. Mídia social é viva.

A tela do seu telefone agora é como um escritório e seus perfis online são suas apresentações. No âmbito profissional, a seção Sobre do seu LinkedIn será a versão mais lida da sua biografia. O que resume sua vida no momento? Como você contaria o que faz em um elevator pitch?

2. Traz consistência de marca.

A seção “Sobre” é sua ferramenta de marca pessoal ao longo de sua jornada profissional. É a verdadeira personificação da sua marca, refletindo como e por que você faz o que faz. Por isso não pode ser um texto chato e protocolar, mas uma história bem contada, com fatos e descrições bem pensadas do que você faz ou conquistou.

3. É dinâmico.

Os negócios envolvem pessoas, não robôs. Pessoas escolhem trabalhar com pessoas em quem confiam e com quem se relacionam. Seu “Sobre” pinta um retrato seu. Em comparação, um currículo seria mais como aqueles créditos no final de um filme – uma lista enorme de cargos. Você não prefere assistir ao filme?

Agora que você conhece a importância do Sobre do LinkedIn, veja como criar um que seja cativante:

Entenda sua marca. É tudo uma questão de conhecer a sua marca – o seu eu autêntico, o seu talento único, os seus pontos fortes. Como você traz seu melhor jogo para a mesa? Envolva-se na compreensão de sua marca.

Use suas paixões. O que faz seu coração disparar? Com quais causas você se preocupa? Transforme essas causas em texto e as abra discussões relevantes que farão você ser lembrado.

Biscoito de vez em quando é ok. Prêmios, conquistas, elogios, juntamente com números concretos do que você alcançou ou feitos relevantes dão às pessoas um resumo do profissional que você é.

Comece com impacto. Quando alguém está lendo seu Sobre, só consegue ver as duas ou três primeiras linhas, que precisam ser interessantes o suficiente para fazer o leitor clicar em “ver mais”.

Faça sua voz brilhar. Não é apenas o que você diz, é como você diz. Seja corajoso o suficiente para ser autêntico e se sobressaia.
Misture o pessoal com o profissional.Inclua cerca de 70-80% de conteúdo profissional e 20-30% de conteúdo pessoal. Seu perfil deve ficar na interseção entre credibilidade e simpatia.

Busque feedback. Peça às pessoas em quem você confia – colegas, mentores e amigos – que compartilhem seus posts.
Mude constantemente. Incorpore os feedbacks e melhore seu Sobre periodicamente. Seu Sobre evolui assim como você. À medida que seus objetivos mudam e o cenário muda, seu perfil deve acompanhar o ritmo.

O post Currículo já era. Veja o que usar no lugar apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário