Você tem preguiça de voltar ao trabalho depois de um feriado agradável e relaxante? O fim do feriado pode ser uma das piores partes da rotina devido à ansiedade do que o espera na volta à labuta, tanto que é comum o sentimento de “depressão pós-feriado” ainda no domingo.
Leia também
Por que as pausas são essenciais para o sucesso na carreira
Quer ser mais produtivo? Descubra seus melhores horários e faça pausas
Uma pesquisa do National Center for Biotechnology Information dos EUA mostra que quem se desconectou do trabalho durante um feriado, descansando para a volta da semana útil, se sentiu mais energizado ao voltar para a rotina profissional. No entanto, isso nem sempre acontece devido à maneira negativa como tendemos a pensar sobre o trabalho depois de algum tempo afastado dele, mas sim por causa do que os psicólogos chamam de “distorção cognitiva”.
Confira alguns tipos de distorções típicas e como lidar com elas:
Identificar como distorcemos a nossa percepção do trabalho é o primeiro passo para quebrar esse ciclo de pensamentos negativos ao voltar de um feriado.
Não há razão para acreditar que os benefícios que você tirou do descanso do feriado desaparecerão imediatamente. Na verdade, estudos mostram que tirar um período de descanso do trabalho reduz significativamente o risco de esgotamento profissional – efeito que dura aproximadamente quatro semanas. Uma outra pesquisa também descobriu que aqueles que vão sair de férias têm mais benefícios no período pré-feriado do que seus colegas que continuarão trabalhando por conta da antecipação do descanso. Se conseguirmos igualmente antecipar de forma positiva a nossa volta ao trabalho, com certeza não desperdiçaríamos os últimos dias do feriado pensando nisso.
* Thomas Roulet é colaborador da Forbes USA. Ele é cientista político, professor de gestão na Universidade de Cambridge e consultor de gestão e liderança.
(Traduzido por Gabriela Guido)
O post Antecipando a volta ao trabalho pós-feriado? Veja como combater a preguiça apareceu primeiro em Forbes Brasil.