Você já ouviu estalos no joelho enquanto fazia movimentos como se levantar ou agachar? Muitas pessoas já, e esse é inclusive uma das principais queixas em consultas com ortopedistas. Na maioria dos casos, porém, eles não necessitam tanta preocupação assim.
“Geralmente, os estalos dos joelhos são resultado da entrada de ar no fluido responsável pela lubrificação das articulações, chamado de líquido sinovial, o que cria pequenas bolhas que estouram durante a movimentação, gerando um som de estalo. Mas esse tipo de ruído é inofensivo e não causa dor”, explica Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva.
O especialista e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) alerta, entretanto, que se outros sintomas, como dor, inchaço ou dificuldade na locomoção também surgirem e os estalos forem frequentes, é preciso mais atenção. Afinal, esses podem ser sinais de alguma outra condição.
Possíveis causas para estalos no joelho
Apesar de a sua natureza muitas vezes inofensiva, os estalos no joelho também podem aparecer por conta de algumas doenças. Veja:
Condromalácia patelar: a condromalácia patelar, que está entre os problemas mais comuns que afetam os joelhos, é uma das causas dos estalos. “A condição é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da rotula ou patela, osso localizado na frente do joelho. Afetando principalmente mulheres, a doença pode ser causada por uma série de fatores, que incluem, além de traumas, sobrepeso, sedentarismo, desalinhamento do joelho e prática excessiva e incorreta de exercícios de alto impacto”, diz o ortopedista.
Lesões no menisco: lesões no menisco, cartilagens que servem como amortecedores na região, também são causa comum de estalos constantes no joelho. “Geralmente, essas lesões surgem após traumas, como torções e movimentos bruscos durante atividades físicas. Idosos também são mais propensos a sofrer com o problema, pois, devido ao desgaste que ocorre com o passar dos anos, essas cartilagens tornam-se mais propensas a rupturas”, afirma o especialista em joelho.
Artrose: os estalos no joelho são um sinal precoce frequente da artrose. “Nos estados iniciais da doença, os estalos podem ocorrer sem dor, que se torna progressivamente pior conforme o quadro avança”, diz o médico, que explica que a artrose é uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e causa alterações ósseas, provocando dores, deformidades e dificuldade de mobilidade. “A doença afeta principalmente a terceira idade, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens por trauma e sobrecarga excessiva nas articulações geradas por obesidade ou prática exagerada e incorreta das atividades físicas”, diz.
Além disso, vale lembrar que quem fez artroplastia, ou seja, substituiu parcial ou totalmente a articulação da área por próteses, também pode sofrer estalos. Nesse caso, eles costumam não ser graves, desde que não venham com outros sintomas.
Dicas de ouro
Dr. Marcos Cortelazo também deixa duas dicas de ouro relacionadas aos estalos. A primeira delas é que é preciso buscar um ortopedista sempre que houver dúvidas sobre se eles são um problema. Isso porque só assim será possível fazer uma investigação mais assertiva para cada pessoa e caso.
Nesses momentos, tente sempre lembrar em que momento os estalos surgiram, pois caso eles tenham aparecido após um impacto, por exemplo, pode ter ocorrido uma lesão. Assim, vai ser mais fácil de o médico descobrir o problema.
Já a segunda orientação é não estalar as articulações de propósito, como muitas pessoas têm o hábito de fazer. “Não é bom estalar as articulações voluntariamente. O hábito exige um movimento brusco e um estresse das articulações que pode causar lesões dependendo de como ocorrer”, explica.