Como comprar peixe? Especialista dá dicas para escolher o melhor

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Você tem o costume de incluir peixes no seu cardápio semanal? Apesar de todos os seus benefícios para a saúde, poucas são as pessoas que comem peixe com regularidade. Mas, que tal conhecer mais e acrescentá-lo na sua dieta?

Excelente fonte de proteína, pouco calórica e muito nutritiva, essa opção traz inúmeros benefícios para quem a come. De acordo com Renata Guirau, que é nutricionista, a ingestão de pescados fortalece a imunidade, aumenta a produção de fibras musculares e favorece a renovação celular dos órgãos e tecidos.

“O peixe é rico em ácidos graxos essenciais, chamados de ômega-3, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e neurológicas, como infartos, colesterol alto e alterações na memória. Os pescados também são excelentes fontes de proteína e minerais, como fósforo, que protege a saúde óssea e dentária, iodo, que ajuda no funcionamento da tireoide, e selênio, que atua no sistema cardiovascular e imunidade”, explica a especialista do Oba Hortifruti.

No entanto, não basta comer peixe só de vez em quando. O recomendado é consumir de 2 a 3 porções por semana para que os nutrientes presentes nesse alimento realmente façam parte da sua alimentação.

Como escolher o peixe?

Se você está disposta (o) a incluir o peixe no seu cardápio, opte por ir além das opções de enlatados. É possível comprar peixes frescos ou congelados! Agora se a sua principal dúvida diz respeito a como escolher, temos dicas que vão te ajudar.

No caso de um peixe congelado, é importante verificar data de validade e forma adequada de conservação para garantir mais segurança. Na hora de descongelar a proteína, o correto é fazer isso com antecedência. Ou seja, retirar a embalagem do freezer e manter na geladeira de um dia para o outro.

Já para o alimento fresco, é importante avaliar se a textura da carne, ao toque, está firme, e se os olhos do peixe estão brilhantes. O odor característico também não deve estar muito forte, pois isso pode indicar que o produto já está velho.

Dicas de consumo

Se você tem dúvidas sobre como consumir peixes, a especialista dá dicas de como incluir a proteína em receitas. “Pratos assados, grelhados ou cozidos são fáceis de fazer e garantem a preservação dos nutrientes”, sugere Renata.

Deixe um comentário