Mesmo sendo completamente comum na vida das mulheres, a menstruação ainda é vista como um tabu, não é mesmo? Muitas pessoas, principalmente os homens, chegam até a achar o sangue da menstruação “nojento”. Mas o ciclo menstrual não tem nada de assustador e é uma atividade do corpo humano!
Inclusive, o ciclo menstrual é uma maneira de se conectar consigo mesma. O ritual de plantar a lua, por exemplo, consiste em usar o sangue menstrual para regar as plantas de casa. Esse é um jeito de devolver o sangue para o universo e é praticado desde o período paleolítico. Curioso, não é mesmo?
Quer saber como funciona esse ritual e por que começar a fazer? Veja a seguir!
Passo a passo para plantar a lua
O ritual de plantar a lua é bem simples e consiste em regar as suas plantas com o sangue menstrual. Ou seja, não tem muito segredo, né? Porém, a questão é que antes disso é preciso coletar esse sangue e diluí-lo em água da seguinte forma:
1. Espere a hora de retirar o absorvente e coloque-o em um recipiente com água limpa.
2. Espere uns 10 minutos, no mínimo, para o sangue diluir e então tire o absorvente de lá.
3. Caso você use coletor menstrual, e não absorvente, é mais fácil ainda. Basta pegar o sangue do coletor e colocar por uns 5 minutos para diluir na água. A quantidade de água vai depender, mas de 500ml até 1l é o suficiente.
4. Aí, pronto! É só regar e plantar a sua lua.
Por que plantar a lua?
Apesar de a sociedade atualmente ter essa relutância em falar da menstruação e até esse “nojo”, você não precisa pensar assim. Tanto é que há e já houve sociedades que cultuavam esse período da vida das mulheres.
Usar o sangue menstrual para plantar a lua é uma forma de se conectar novamente com esse ciclo tão normal, além de se ligar à natureza que nos cerca.
Mas há ainda outra razão para fazer isso. O sangue é rico em fósforo, nitrogênio e potássio, macronutrientes importantes para as plantas. Então, você ainda estará ajudando essas plantas a se desenvolverem.