“Estou prestes a fazer uma apresentação… e estou tão nervosa!”
Foi assim que Sara Blakely iniciou um post recente no Instagram. Esse sentimento, vindo da bem-sucedida e bilionária fundadora da marca de shapewear e lingerie Spanx, uma das mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes, parece autêntico e oferece até mesmo um alívio. Se Blakely fica nervosa antes de falar em público, então faz sentido que nós também fiquemos.
9 dicas para fazer boas apresentações
Por que falar em público é tão difícil?
O medo de falar em público é a fobia mais comum depois da morte, aranhas e altura. Agora também é considerado um transtorno de ansiedade social pela Associação Americana de Psiquiatria, e é conhecido como Ansiedade de Falar em Público ou “glossofobia”. Especialistas sugerem que quase 75% da população é afetada por essa condição.
Mas nós falamos o dia todo. Nas ligações, em videoconferências e no escritório. Por que então se colocar sozinho diante de um grupo parece tão diferente?
Dificuldades de falar em público
Dominando a arte de falar em público
“Uma das coisas que eu faço antes de uma apresentação, e que faço há muito tempo, é me conectar com a natureza. Eu me sinto muito insignificante e isso ajuda a dissipar meu medo.” Esse é um ótimo exemplo de estratégia pessoal que ajuda Blakely, fundadora da Spanx, a acalmar sua mente. Aqui estão algumas outras dicas úteis.
9 dicas para fazer boas apresentações
Evitar falar em público ou assumir responsabilidades fora da sua zona de conforto certamente reforçam o medo. Dizer não repetidamente a essas oportunidades pode prejudicar sua capacidade de desenvolver sua marca pessoal, estabelecer-se como um líder inovador ou subir na hierarquia corporativa. Sara Blakely coloca tudo em perspectiva. “Mesmo fazendo discursos o tempo todo, ainda fico com medo. A única maneira de criar coragem é sentir o medo e agir de qualquer maneira. Você consegue!”
*Jane Hanson é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora de comunicação com ampla experiência com lideranças femininas em diversos setores. Ela foi locutora da rede americana de televisão e rádio NBC por 27 anos e conduziu milhares de entrevistas.
O post 9 passos para fazer do medo de falar em público uma superpotência a seu favor apareceu primeiro em Forbes Brasil.