Entre os mais de 70 milhões de brasileiros endividados do mapa da inadimplência de junho de 2023 do Serasa, 80% relatam sentir impactos emocionais negativos por conta disso. Esse é um dado que demonstra que, apesar do dinheiro não trazer felicidade, a falta dele pode sim causar problemas.
De acordo com a psicóloga Maíra Bergo, isso explicaria um dos motivos para o Brasil ser o país com mais casos de depressão e ansiedade do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por sua vez, esses problemas financeiros fazem com que pessoas se estressem e também não tenham tempo para lazer.
Como resultado, é comum encontrar pessoas que precisam trabalhar exaustivamente, muitas vezes em empregos que não gostam. Tudo isso desencadeia sintomas relacionados à saúde mental, como:
Preocupação por conta das dívidas;Baixa autoestima;Sintomas de ansiedade;Perda do sono.
Esses sintomas podem tanto aparecer quando há um aperto na situação financeira, quanto durar mais tempo e causar casos mais severos.
Equilíbrio entre dinheiro e saúde mental
Ainda que a falta de dinheiro e as dívidas causem problemas para a saúde mental, reverter essa situação cortando todos os “pequenos prazeres da vida” pode não ser ideal. Segundo o educador financeiro Thiago Souza, o certo é saber equilibrar.
“Numa dieta, por exemplo, se você cortar açúcar e carboidrato de uma hora para a outra o seu corpo vai demandar esses componentes. Você pode até conseguir manter por algum tempo, mas, depois vai voltar igual uma máquina… querendo devorar tudo. Na vida financeira é a mesma coisa”, compara o especialista.