Os chás são grandes aliados de quem busca emagrecer. Isso porque eles têm efeito diurético, que auxilia na eliminação de excesso de líquidos, ação antioxidante, que reduz as inflamações do corpo que prejudicam a perda de peso, e capacidade de acelerar o metabolismo.
Nesse sentido, o nutricionista Matheus Motta, responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil, preparou uma lista com 4 chás para emagrecer que são seguros e eficazes para perder quilos. Confira:
1. Chá verde
Um dos chás mais populares, quando se trata no auxílio da perda de peso. Seu segredo está no alto teor de compostos bioativos, como a catequina, que estimula o metabolismo e a queima de gorduras. Ele também é um importante aliado na redução da retenção de líquidos e, graças ao seu efeito termogênico, contribui para o gasto energético do corpo.
2. Chá de hibisco
Rico em antioxidantes, apresenta propriedades diuréticas. Além disso, seu consumo regular pode auxiliar no controle do apetite, proporcionando uma sensação de saciedade mais duradoura, contribuindo para a diminuição da compulsão alimentar.
3. Chá de canela
Conhecida por seus benefícios no controle dos níveis de açúcar no sangue, a canela ajuda a regular a glicemia, contribuindo para a diminuição dos picos de insulina e a redução do acúmulo de gordura no corpo. Seu sabor adocicado pode ser um excelente aliado na redução do consumo de açúcar.
4. Chá de gengibre
Suas propriedades digestivas e termogênicas, o torna um excelente chá para emagrecer. Ele auxilia na quebra das moléculas de gordura, favorece a absorção de nutrientes e alivia a sensação de inchaço abdominal. Outra vantagem é que com uma digestão mais eficiente, o organismo se torna mais propício a utilizar as reservas de gordura como fonte de energia.
Chás não fazem milagres
Embora os chás possuem propriedades que ajudam a perder peso, é importante destacar que eles não fazem milagres. Ou seja, não adianta querer emagrecer apenas tomando chá, é preciso também adotar hábitos saudáveis para alcançar esse objetivo.
“Os chás possuem propriedades interessantes que podem, sim, auxiliar no processo de emagrecimento, mas é importante não atribuir a eles um poder milagroso. Para alcançar resultados consistentes e duradouros, é fundamental adotar uma alimentação balanceada, com foco na qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos”, pontua o nutricionista.