O ciúme é uma emoção complexa que pode causar problemas até mesmo entre os casais mais fortes. Apesar de ser cada vez mais comum falar sobre os desafios psicológicos abertamente, muita gente ainda fica de boca fechada quando o assunto é esse sentimento.
Seja pela crença de que expressar seus sentimentos diminuirá sua “força” no relacionamento ou pela luta para aceitar a insegurança como um aspecto normal da condição humana (em vez de uma fonte de constrangimento), parceiros ciumentos geralmente reprimem suas emoções, o que pode levar a comportamentos como bisbilhotar ou provocar brigas.
Muitas pessoas chegam à terapia com confissões como: “Eu sei que é irracional, mas eu ‘fuço’ o telefone dele quando ele não está olhando. Por que não consigo confiar nele?”, “Isso está me corroendo. Como faço para parar de sentir que todo mundo é uma ameaça ao nosso relacionamento?” ou “Tenho vergonha de admitir, mas o sucesso dele me deixa desconfortável. Por que não posso simplesmente ficar feliz por ele?”.
Veja 2 maneiras de evitar erros relacionados ao ciúme e não comprometer seu relacionamento:
Leia também:
3 maneiras simples de melhorar um relacionamento de longa data
3 dicas para superar o fim de um relacionamento
Por que “namorar” você mesmo pode transformar sua vida para sempre
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
O post 2 maneiras de lidar com seu ciúme, segundo psicólogo apareceu primeiro em Forbes Brasil.