Como a falta de feedback está impedindo as mulheres de avançar no trabalho

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Getty Images

Em geral, as mulheres recebem feedbacks menos úteis que os homens, e o cenário é ainda pior para mulheres negras

Muita gente não sabe que existe uma lacuna de gênero no feedback dado aos funcionários no trabalho. Mesmo que homens e mulheres tenham exatamente o mesmo nível de desempenho, pesquisadoras da London Business School e da INSEAD descobriram que os gerentes priorizam a gentileza ao dar feedback às mulheres de forma desproporcional em relação aos homens, o que reduz a utilidade dessa avaliação.

Veja 3 ações para fechar a lacuna de gênero ao dar feedback

As mulheres são mais propensas a receber avaliações infladas e menos práticas do que os homens, o que pode limitar o desenvolvimento no trabalho e na carreira. Por outro lado, um feedback excessivamente duro pode reduzir a confiança e o bem-estar dos homens e encorajar o bullying no local de trabalho. 

Leia também:

Feedback: dar e receber ajuda clima e engajamento
Recebeu uma avaliação de desempenho ruim? Saiba como reverter

O feedback é essencial para o desenvolvimento, engajamento e avanço dos funcionários. As pesquisadoras compartilham três ações que os líderes podem tomar para fechar a lacuna de gênero ao avaliar os colaboradores.

Como fechar a lacuna de gênero ao dar feedback



As pesquisadoras acadêmicas Dra. Lily Jampol, Dra. Aneeta Rattan e Dra. Elizabeth Baily Wolf examinaram 1.500 alunos de MBA, funcionários em período integral e a experiência de líderes no Reino Unido e nos Estados Unidos em relação ao tema. 

“As informações que as mulheres recebem podem ser diferentes de como elas realmente foram avaliadas, criando uma lacuna perigosa”, diz Jampol. Segundo ela, é ainda pior quando o líder conversa com outra pessoa sobre o mau desempenho daquela profissional, sem ter dado a ela um feedback sincero e preciso. 

*Michelle Penelope King é colaboradora da Forbes USA. Ela é especialista em igualdade de gênero e cultura organizacional. Com base em mais de uma década de pesquisa, Michelle acredita que, para combater a desigualdade, precisamos consertar as culturas do local de trabalho. Ela é a apresentadora de podcast, autora e fundadora de uma consultoria global de desenvolvimento de líderes em relação à igualdade de gênero

(traduzido por Fernanda de Almeida)

O post Como a falta de feedback está impedindo as mulheres de avançar no trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário