Congelar frutas é uma atitude normal na cozinha, afinal essa é uma maneira de não deixar com que elas estraguem tão rapidamente. No entanto, também é comum ouvir que a prática faz com as frutas percam nutrientes. Mas será que é verdade?
Segundo a médica Lorena Balestra, não necessariamente. De forma geral, ela alerta que os benefícios de consumir frutas frescas e congeladas são semelhantes. A questão é que, dependendo de como o procedimento é feito, a fruta pode sim perder seus nutrientes. Ou seja, é preciso ter certas atenção ao realizá-lo.
Frutas congeladas têm a vantagem de durarem bastante, o que pode ser uma opção econômica para quem busca tê-las à disposição mesmo fora de época. Além disso, a prática também beneficia quem gosta de praticidade. Morangos congelados, por exemplo, são um ótimo ingrediente para preparar um smoothie.
Mas como fazer o congelamento adequado dessas frutas? A seguir, você confere o passo a passo ideal, segundo Lorena, para aproveitar todos os benefícios.
Passo a passo para congelar frutas
Escolha frutas frescas e maduras: as frutas ainda frescas e no ponto correto de maturação têm mais nutrientes.
Lave bem: é preciso lavar as frutas para se livrar de resíduos de pesticidas e sujeira.
Remova sementes e caroços: em alguns casos, essas sementes ou caroços podem comprometer a textura da fruta após ela ser congelada, então é melhor retirar tudo.
Corte em pedaços pequenos e uniformes: se você não fizer isso com frutas maiores, por exemplo, elas podem congelar de forma desigual.
Cuidado com os recipientes: utilize sacos ou potes próprios para congelamento, sempre retirando o máximo de ar possível.
Consuma em prazo razoável: apesar de o congelamento ajudar a preservar os nutrientes, com o tempo, alguns ainda podem se deteriorar. Por isso, também não é bom esperar tanto tempo assim para consumir.