No mercado de trabalho, não são apenas as habilidades ligadas ao seu ramo que vão te ajudar a buscar novos empregos, se manter neles e lidar com toda a pressão. Para enfrentar esses desafios da vida profissional, também é necessário ter as chamadas soft skills, ou seja, aquelas habilidades ligadas ao comportamento, a como lidamos com os outros e também com nós mesmos.
Segundo a empresária Tatiana Cartagena, essas soft skills são muito importantes e, por isso, precisam ser aprendidas desde cedo. Com elas, os profissionais conseguem trazer bons resultados em momentos de pressão de forma saudável.
Mas, afinal, quais são as soft skills que podem ajudar com a pressão da vida profissional? Abaixo, Tatiana lista cinco delas para você ficar de olho e tentar aprimorar. Confira quais são!
Flexibilidade / Adaptabilidade
A flexibilidade e a adaptabilidade são habilidades extremamente necessárias para navegar pelas pressões do mercado de trabalho atual sem tanta dificuldade. E, para Tatiana, uma forma de melhorar essas soft skills é ter sempre um objetivo interior em mente. “Se tivermos esses objetivos e sonhos em mente, não teremos resistência às mudanças que o caminho nos impõe”, explica a criadora do modelo de Startup Método CAPTA.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é o que pode nos ajudar a manter a produtividade mesmo quando surgem problemas ou pensamentos negativos na vida. Ela se divide em inteligência interpessoal e intrapessoal, sendo que a primeira está ligada a entender o próximo e a segunda tem relação com o autoconhecimento e a autorregulação.
Trabalho em equipe
“O trabalho em equipe é a espinha dorsal de muitas organizações. Hoje em dia, é muito difícil construir algo relevante sozinho. Porém, em uma época em que tudo é individual e personalizado, as pessoas têm dificuldade de somar suas habilidades para resolver um problema”, diz Tatiana.
Para ela, aprender a colaborar com os outros, recebendo suporte e dando a mão quando necessário, é outra soft skill essencial. Para desenvolvê-la, não basta se comunicar bem com os outros, como muitos pensam. É preciso entender as tarefas e dificuldades de cada pessoa da equipe para assim, poder entendê-las melhor.
Saber ouvir
Saber ouvir é um dos pilares da boa comunicação. Por isso, é tão importante que a gente realmente ouça o que os outros têm a dizer, em vez de apenas ficar esperando a hora de falar. Com isso, você vai desenvolver a sua empatia e conseguir entender melhor a equipe na qual você trabalha e, assim, tendo melhores resultados.
Criatividade para resolver problemas
Sabe aquela ideia de que a criatividade é um dom que algumas pessoas possuem e outras não? Ela está errada! Na verdade, todos podem ser mais criativos, só é preciso treinar e desenvolver essa habilidade.
“A verdade é que deixar a nossa criatividade aflorar tem muito mais a ver com autoconhecimento e criar um ambiente físico e mental para esse desenvolvimento”, diz Tatiana. Com essa soft skill, vai ser mais fácil pensar em soluções para desafios e pressões da vida profissional, resultando em melhor produtividade no trabalho.