Como as mulheres podem ser mais assertivas no trabalho

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Getty Images

As mulheres precisam usar uma linguagem assertiva e pedir o que querem para subir na carreira

É um equívoco comum pensar que, para as mulheres serem mais assertivas no trabalho, elas precisam ser agressivas. Mas não é bem assim. Assertividade e agressividade são muito diferentes. Enquanto a agressão é uma forma de expressão negativa que rebaixa os outros, a assertividade é uma forma de comunicação positiva e mais produtiva. Quando você afirma seu valor, não está apenas respeitando a si mesma, mas também os outros.

Leia também:

Quando fazem sucesso na carreira, mulheres são vistas como sortudas
“Seu marido ganha bem, quer aumento pra quê?” Perguntas que mulheres (ainda) ouvem
5 motivos pelos quais as mulheres devem ter um mentor de carreira

Ainda assim, as mulheres são penalizadas pela assertividade, conforme descrito em um estudo publicado na revista “Ciência Organizacional”. A pesquisa revelou que as mulheres geralmente enfrentam reações adversas quando não conseguem demonstrar, ao mesmo tempo, cordialidade e competência na sala de reuniões – o que é comumente chamado de duplo vínculo (double bind em inglês), um ruído de comunicação em que a pessoa recebe duas ou mais mensagens conflitantes. As mulheres estão constantemente tendo que se adaptar às expectativas de gênero, o que pode explicar por que elas (46%) relataram níveis mais altos de esgotamento do que os homens (37%), de acordo com a pesquisa do Future Forum.

Veja 5 formas de as mulheres serem mais assertivas no trabalho:





Muitas vezes, as mulheres se veem em uma linha tênue entre serem vistas como agradáveis ​​e competentes. Embora a simpatia seja importante, ela não deve prejudicar o respeito. Ser assertiva no trabalho significa aceitar que você não vai agradar a todos. Depois de reconhecer isso, será mais fácil assumir o controle da sua carreira.

* Caroline Castrillon é colaboradora da Forbes USA. Ela é mentora de liderança corporativa e ajuda mulheres a lidar com mudanças em suas carreiras.

(Traduzido por Fernanda de Almeida)

O post Como as mulheres podem ser mais assertivas no trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário