Fundado em 13 de agosto de 1923 pelo empresário Octávio Guinle e projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, o Copa – apelido carinhoso como o hotel é chamado por seus hóspedes – foi inaugurado numa época em que o Rio de Janeiro estava se tornando um destino internacional de turismo e a cidade estava prestes a sediar grandes eventos, como o Carnaval.
Um século depois, o icônico hotel continua um marco carioca e acumula muita história para contar e celebrar. Foi lá que hóspedes ilustres como Marilyn Monroe, Albert Einstein, Lady Di, Michael Jackson e Madonna – só para citar alguns – ficaram hospedados quando vieram ao Rio de Janeiro.
Confira algumas fotos dos 100 anos do Copacabana Palace:
O hotel também serviu como cenário de filmes e novelas brasileiras e internacionais. Sua arquitetura imponente e localização privilegiada o tornaram um local popular para gravações. Adquirido pela Belmond em 1989, o hotel passou por uma revitalização e trouxe, desde então, a experiência e o padrão de luxo característicos da rede para o clássico carioca.
Comemorações
Entre as muitas comemorações, acontecerá uma “experiência cinematográfica” de três noites, entre os dias 17 a 20 de agosto, com um exclusivo jantar de gala, seguido por uma apresentação de ninguém menos que Gilberto Gil, um dos dez maiores nomes da música brasileira. Bem ao estilo Baile do Copa.
Leia também:
Melhor chef confeiteiro do mundo vem ao Brasil em agosto
Conheça a dupla premiada de designers por trás de projetos como o Copacabana Palace
As 10 suítes presidenciais mais caras do Brasil
A famosa piscina do hotel também está em festa e ganhou uma decoração especial para a data. Projetada pelo arquiteto carioca Ivan Rezende, que redesenhou o Teatro Copacabana Palace em 2021, o glamoroso ponto de encontro foi transformado com novos guarda-sóis, espreguiçadeiras e tecidos personalizados, inspirados na era áurea do hotel.
O Rio se prepara para a retomada de grandes espetáculos com projeção internacional na praia de Copacabana, que oferecem arte e cultura gratuitamente ao público, além de impulsionarem a economia da cidade. E para celebrar o centenário do Copacabana Palace, o Show do Século acontece no dia 26 de agosto com o renomado DJ e produtor musical brasileiro Alok, que também comemora seu aniversário neste dia.
Com lançamento previsto para novembro, o hotel vai ganhar um livro ilustrado assinado pela prestigiada editora Vendome. As histórias do Copa serão contadas pelas palavras da renomada escritora de viagens, Francesca Matteoli, e retratadas pelas lentes do fotógrafo de moda, arquitetura e arte, Tuca Reines.
Curiosidades
Nesses 100 anos de história, o Copa traz algumas curiosidades sobre seu funcionamento, e a Forbes listou algumas delas, confira a seguir.
Quantidade de arranjos de flores: Nas áreas públicas são realizados cerca de 130 arranjos semanalmente e nos quartos mais 150 por semana.
10 Tipos de travesseiros: látex, antialérgico poliéster e visco elastano – ortopédico, magnético, aroma camomila aloe vera, carvão ativado de coco, íons de prata e para grávida e infantil.
Número de pessoas que se hospedaram em 100 anos: mais de 3 milhões e, apenas no último ano, foram 85 mil pessoas.
Média de número de garrafas de champagne consumidas por mês: uma média de mil garrafas. Só no brunch dos domingos, são abertas, no mínimo, 100 garrafas.
Leia também:
Quanto custa casar nos hotéis mais luxuosos do Brasil
Pão de Açúcar tem melhor vista da América do Sul; veja top 15 do mundo
O post Copacabana Palace: 100 anos ditando o lifestyle carioca para o mundo apareceu primeiro em Forbes Brasil.