Ter plantas em casa é algo que, além de trazer inúmeros benefícios para o bem-estar, ainda deixa o ambiente mais lindo. Além disso, cuidar das plantinhas ainda é uma atividade ótima para relaxar do estresse do dia a dia. Mas ter um jardim atualmente pode parecer uma tarefa impossível, já que os apartamentos dispõem de cada vez menos espaço.
A boa notícia é que dá sim para ter um jardim, mesmo em ambientes reduzidos. É possível fazer isso em uma sacada de apartamento ou até em um ambiente interno. Qualquer cantinho da casa pode se tornar o ambiente perfeito para vasos e floreias, basta saber como fazer isso. Veja quatro ideias criativas para pequenos espaços:
Composição verde
Existem algumas plantas que não devem ficar expostas diretamente ao sol e, por isso, são perfeitas para uma composição dentro de casa. Alguns exemplos são as samambaias, a zamioculca e a espada-de-São-Jorge.
Mas, cuidado: tanto a espada-de-São-Jorge quanto a zamioculca são plantas tóxicas, então podem não ser a melhor opção se você tiver crianças ou bichinhos em casa.
Jardim multicolorido
Já para quem não abre mão de uma composição mais colorida, existem também flores que sobrevivem e se adaptam bem em sacadas ou dentro de casa. Os gerânios, as violetas e os antúrios, por exemplo, são ótimas opções. Então que tal usar essas espécies ou algumas delas para criar um jardim de cores em casa?
Coleção de suculentas
É iniciante na arte de cuidar de um jardim? Então comece por plantas que, além de se adaptarem dentro de casa, não precisam de muitos cuidados. As suculentas não gostam muito de umidade, por isso, uma boa dica é utilizar um pulverizador, em vez de um regador, aproximadamente uma vez por semana em épocas mais secas.
Além disso, é bom optar por vasos com furinhos e usar uma camada de argila expandida para que a planta não fique mais molhada que o necessário.
Hortinha de temperos
E se sempre que você fosse fazer uma receita com alecrim, manjericão, salsinha, orégano, tomilho ou outros temperos, pudesse pegá-los da sua horta? Um sonho, né? Isso não é tão difícil, já que os temperos podem ficar em pequenos vasos no parapeito da janela ou em um painel na parede, formando uma horta vertical.
Fonte: Tramontina